Proposta de uma Trilha Interpretativa no Parque Estadual do Itacolomi como Recurso para Promoção da Educação Ambiental

Autores

  • Laressa Pereira Silva Universidade Cruzeiro do Sul Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Passos
  • Talita Valadares Universidade Cruzeiro do Sul Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto
  • Josâne Geralda Barbosa Universidade Cruzeiro do Sul Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Universidade Cruzeiro do Sul http://orcid.org/0000-0002-0088-8973

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8479

Palavras-chave:

Trilha Interpretativa, Parque Estadual Itacolomi, Educação Ambiental, Método IAPI.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de trilha interpretativa em uma reserva ambiental da cidade de Ouro Preto-MG com objetivo de proporcionar reflexões sobre o meio ambiente, os ecossistemas e favorecer atividades de Educação Ambiental. A trilha foi planejada a partir do método IAPI (Indicadores de Atratividade dos Pontos Interpretativos), permitindo identificar a partir das regras estabelecidas os doze pontos atrativos considerados mais relevantes do parque Itacolomi. Evidenciou-se que a utilização do método IAPI possibilitou elaborar uma trilha que apresenta potencial para fazer o aluno interagir com o ambiente natural de forma a construir uma percepção crítica da realidade que o cerca e desenvolver valores e atitudes alinhados à perspectiva de sustentabilidade e exercício da cidadania, constituindo relevante ferramenta de Educação Ambiental. Proposal of an interpretative trail in the Itacolomi State Park as a resource for promotion on environmental education This article presents a proposal of an interpretive trail at an environmental reserve in the city of Ouro Preto – MG, in order to provide reflections on environment, ecosystems and promote environmental education activities. The trail was planned from a method of Attractiveness Indicators of the Interpretative Points (AIIP), allowing identifying from the rules the twelve attractions spots considered most relevant of Itacolomi’s Park. It was evidence that the use of AIIP method made it possible to draw up a trail that offers the potential to make the student to interact with the natural environment in order to build a critical perception of the surrounding reality and develop values and attitudes aligned to the sustainability perspective and exercise of citizenship, constituting relevant Environmental Education tool. Keywords: Interpretative Trail. State Park Itacolomi. Environmental Education. AIIP Method.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laressa Pereira Silva, Universidade Cruzeiro do Sul Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Passos

Mestre em Ensino de Ciência pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Especialista em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Licenciada em Biologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004). Possui experiência nas áreas de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Industrial e em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Possui experiência como professora de Biologia e Ciências da rede estadual de ensino e professora de Biossegurança em Saúde, Metodologia de Pesquisas em Projetos e Elaboração de Projetos em Curso Técnico. Atuou como tutora Presencial do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB no Polo de Formiga (MG). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Passos, atuando em projetos relacionados com Ensino Superior, Médio, Técnico Profissional e Formação Inicial e Continuada.

Talita Valadares, Universidade Cruzeiro do Sul Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017), licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Mariana (2007). Especialista em Psicopedagogia: Educação Especial e Educação Inclusiva pela PUC / Minas (2012). Servidora do IFMG / Campus Ouro Preto, atua como pedagoga; coordenadora de professor mediador do Centro de Educação Aberta e a Distância do IFMG / Campus Ouro Preto vinculado aos cursos Técnicos em Automação Industrial, Edificações e Metalurgia. Integrante do grupo de pesquisa de Educação, Trabalho e Sociedade. Membro do Núcleo de Assistência a Pessoas com Necessidades Educativas Especiais - NAPNEE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em orientação escolar e supervisão pedagógica.

Josâne Geralda Barbosa, Universidade Cruzeiro do Sul Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Doutoranda e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - Unicsul Licenciada em Matemática e Especialista em Educação Matemática - UFOP Técnica em Assuntos Educacionais e Coordenadora de Professores Mediadores - CEAD/IFMG - Campus Ouro Preto Áreas de estudo/pesquisa: formação de professores, narrativas, educação à distância

Mauro Sérgio Teixeira de Araújo, Universidade Cruzeiro do Sul

Bacharel (1988) e Licenciado (1998) em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre (1991) e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Titular na Universidade Cruzeiro do Sul, onde coordena os cursos de Especialização em Matemática (presencial) e Ensino de Matemática (EAD). Participa de comissões, leciona, orienta e realiza pesquisas no Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, tendo como ênfase o desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino de Física destinadas à Educação Básica e ao Ensino Superior, relacionadas principalmente aos seguintes temas: Abordagens baseadas no enfoque CTS e CTSA; Formação para a Cidadania; Desenvolvimento de valores e atitudes; Desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo; Tópicos de Educação Ambiental; Utilização da experimentação e do laboratório didático de Física; Introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, Modelagem Matemática associada à experimentação.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Silva, L. P., Valadares, T., Barbosa, J. G., & Araújo, M. S. T. de. (2020). Proposta de uma Trilha Interpretativa no Parque Estadual do Itacolomi como Recurso para Promoção da Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(2), 559–580. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.8479

Edição

Seção

Artigos