Micropolíticas juvenis e gestão das águas

estudo de caso dos jovens atuantes no projeto NEA-BC sobre a gestão pública dos recursos hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17510

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica, Juventude, controle social, gestão das águas

Resumo

Youth micropolitics and water management - case study of young people working in the NEA-BC project on public management of water resources

 O projeto Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC), desenvolvido pela Associação Raízes, é uma condicionante do licenciamento ambiental federal com foco na participação de jovens e lideranças locais na mitigação de impactos socioambientais da cadeia petrolífera.  Por anos o projeto fomentou a participação social na gestão das políticas públicas de recursos hídricos. Este trabalho dialoga sobre a organização micropolíticas dos jovens do projeto na gestão das águas através do controle social no Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João. A atuação do NEA-BC entre 2014 e 2023 oportunizou a inclusão da juventude nos processos de decisões sobre águas na Região dos Lagos fluminense. Essa participação dos jovens do NEA-BC abre a discussão sobre a importância da sociedade civil na gestão hídrica. Os resultados do trabalho apresentam como as organizações juvenis contribuem para criações de mecanismos de garantia do controle social na gestão hídrica. 

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Biografia do Autor

Daniel Arrebola, Universidade Federal do Espírito Santo (PGCS/UFES)

Doutor em Ciências Sociais (PPGCS/UFES, 2024). Mestre em Políticas Sociais (PPGPS/UENF, 2020). Colaborador da Unidade Experimental de Imagem e Som - UESI/UENF. Pós-Graduação Latus Sensu em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas de Belo Horizonte (FAJE, 2016). Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera Uniderp (2009). Bacharelado em Ciências Sociais pela PUC Rio (2014).

Mariana Pedro, Universidade Cândido Mendes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá (2019). Pós graduada em Gestão Pública e Legislação Urbana pela Universidade Candido Mendes (2021). Pós graduada em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino pelo IFRJ Campus Arraial do Cabo (2022). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2023). Coordenou a Câmara Técnica de Juventude no processo de Revisão do Plano Diretor de Arraial do Cabo (2019). Fez parte dos seguintes colegiados: Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (2017-2020) e Conselho Municipal de Saúde de Arraial do Cabo (2018-2021). É educadora social da Associação Raízes na execução do projeto NEA-BC em Araruama.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Arrebola, D., & Pedro, M. (2025). Micropolíticas juvenis e gestão das águas: estudo de caso dos jovens atuantes no projeto NEA-BC sobre a gestão pública dos recursos hídricos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–24. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17510

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