Pesca artesanal e participação na gestão territorial: a realidade dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim

Autores

  • Ederson Pinto da Silva
  • Tatiana Walter Universidade Federal do Rio Grande FURG; Laboratório de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia.

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7412

Palavras-chave:

Gestão ambiental costeira. Participação social. Pesca artesanal. Materialismo histórico.

Resumo

Este artigo tem como fito a participação social na gestão ambiental e de como grupos sociais com interesses conflitivos se inserem nas arenas políticas que tratam da questão ambiental. Trata-se de um estudo de caso que investiga como se dá a participação dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim, fronteiriça entre Brasil e Uruguai, em duas instâncias de gestão relativas à política ambiental brasileira. Tem como método o materialismo histórico. A análise revela que nas arenas ambientais do território, na porção brasileira, a correlação de forças políticas impede que os pescadores tenham protagonismo na discussão acerca das questões ambientais, revelando que sua participação tem apenas um caráter simbólico para legitimar os interesses dos grupos dominantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Pinto da Silva

Mestre em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Rio Grande (2017). Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2008) e Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Têm experiência nas áreas de Gestão Pública e Gestão Ambiental, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Gestão Ambiental, Gestão Pesqueira, Extensão Pesqueira, Gestão Pública, Políticas Públicas, Educação Ambiental e Licenciamento Ambiental.

Tatiana Walter, Universidade Federal do Rio Grande FURG; Laboratório de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia.

Profª Drª em Ciências Sociais do Laboratório de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande FURG, Rio Grande/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-22

Como Citar

da Silva, E. P., & Walter, T. (2018). Pesca artesanal e participação na gestão territorial: a realidade dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(3), 309–330. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7412

Edição

Seção

Artigos