v. 24 n. 2 (2019)

					Visualizar v. 24 n. 2 (2019)
Publicado: 2019-12-05

Expediente

  • Ficha editorial Ambiente & Educação

    Equipe Editorial Ambiente & Educação
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9738

Editorial

  • Editorial

    Carlos Roberto Machado, Gisleine Cruz Portugal, Hardalla do Valle, Sérgio Botton Barcellos
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9727

Dossiê “A Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental”

  • Apresentação Dossiê Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental

    Gustavo Goulart Moreira Moura, Carina Catiana Foppa, Lilian Medeiros de Mello
    3-12
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9736
  • Construção da crítica à oceanografia clássica: contribuições a partir da oceanografia socioambiental

    Gustavo Goulart Moreira Moura
    13-41
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9728
  • Oceanografia socioambiental: O que queremos com isso?

    Caio Floriano dos Santos, Mariana Santos Lobato Martins, Marcela de Avellar Mascarello
    42-67
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9462
  • A subjetividade contemporânea: uma nova fronteira para a educação ambiental

    Ana Lizete Farias, Maria do Rosário Knechtel
    68-97
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9494
  • La playa en donde aprendí a bucear: Despojo marino y pérdida de conocimiento holístico en la escala local.

    Nemer Eduardo Narchi
    98-119
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9481
  • Culturas Marítimas na Costa Norte do México; Natureza e cosmovisões em Altamar. Etnoecologia e Nova Etnografia.

    Roberto Reynoso Aran
    120-138
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8935
  • Onde a educação ambiental e a oceanografia se (des)encontram?

    Gisele Costa-Fredo, Washington Ferreira
    139-161
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9708
  • A educação ambiental como articuladora dos saberes e fazeres do mar nas escolas do campo das ilhas do litoral do Paraná

    Vanessa Marion Andreoli, Lilian Medeiros de Mello
    162-182
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9729
  • Educação ambiental e maricultura: proposta participativa desenvolvida em uma comunidade do litoral do Paraná, Brasil

    Hugo Juliano Hermógenes da Silva, Naína Pierri, Andresse Maria Gnoatto
    183-210
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9646

Artigos

  • Agroecologia e educação ambiental: ferramentas de análise e a construção de conhecimentos

    Fernanda Correa de Moraes, Rafael Falcão da Silva, Marcos Sorrentino
    211-235
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9730
  • Validação de instrumento de recolhimento de dados para uma aproximação desde a educação ambiental ao movimento social agroecológico na Galiza e sua dimensão socioeducativa

    Kylyan M. Bisquert i Pérez, Pablo Á Meira Cartea
    236-266
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9731
  • Entre Saberes, Identidades e Territórios

    Rita Silvana Santana dos Santos, Roseane . Palavizini, Vera Margarida Lessa Catalão
    267-286
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9732
  • Conhecimentos, experiências e práticas vitais tradicionais indígenas como fundamento para a construção de uma cultura de sustentabilidade

    José Capitango, Germán Vargas Callejas
    287-309
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9733
  • Educação ambiental e interdisciplinaridade: a importância da água na vida dos ribeirinhos da Ilha das Onças (Furo Conceição), Barcarena, Pará, Brasil

    Fabrício César da Costa Rodrigues, Rogério Tadeu Mendes Palheta
    310-330
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8408
  • A gestão da educação ambiental na Bahia

    Rosane Meire Vieira de Jesus, Márcia Andrade Oliveira Bello
    331-352
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8377
  • Formação de agentes ambientais em diferentes espaços profissionais

    Renan Hohendorff Biagiotto, Maria Antonia Ramos de Azevedo
    353-379
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8690
  • Analise socioambiental de uma comunidade costeira amazônica amapaense

    Raimunda Kelly Silva Gomes, Robson da Costa Ferreira, Francele Benedito Baldez de Sousa
    380-398
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8744
  • Interpretantes dinâmicos de estudantes das relações dos animais humanos e não humanos: uma leitura Peirceana a partir de uma intervenção didática

    Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Carlos Eduardo Laburú, Osmar Henrique Moura Silva
    399-419
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8988
  • Uso do kit escolar como efetividade na prática ambiental desenvolvida com os alunos da Escola Dóris Mendes Trindade – Aquidauana/MS

    Minéia Martins Cristaldo, Elisangela Castedo Maria Nascimento
    420-436
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8144
  • A educação ambiental nas licenciaturas: uma análise curricular em uma Instituição de Ensino Superior Pública do Paraná.

    Elio Jacob Hennrich Junior, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
    437-456
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8330
  • Perspectivas ambientais de alunos da E.M.E.F. Edmar Barbosa EM Chaves-PA

    Tássia Toyoi Gomes Takashima-Oliveira, Diego Lins de Lima, Gustavo Francesco de Morais Dias
    457-481
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8360