A educação ambiental nas licenciaturas: uma análise curricular em uma Instituição de Ensino Superior Pública do Paraná.

Autores

  • Elio Jacob Hennrich Junior Universidade Estadual de Maringá.
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8330

Palavras-chave:

Formação Docente. Educador Ambiental. Currículo. Ensino Superior.

Resumo

Tendo em vista a crescente necessidade de se trabalhar as questões ambientais de maneira holística e contextualizada, o presente trabalho discorreu sobre como a Educação Ambiental (EA) se dispõe nos currículos das licenciaturas numa Instituição de Ensino Superior, comparando com as políticas de EA nacionais e estaduais. Metodologicamente a pesquisa adotou um perfil quali-quantitativo de estudo de caso, de análise documental, e do método de porcentagem simples para inferir alguns aspectos característicos das licenciaturas. Notou-se uma formação limítrofe, refletindo nas principais dificuldades em se implementar as políticas de EA. Neste sentido, a tarefa de formação deve incutir a idiossincrasia de rompimento dos obstáculos epistemológicos impostos pela crise ambiental.

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Biografia do Autor

Elio Jacob Hennrich Junior, Universidade Estadual de Maringá.

Biólogo Licenciado, graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel e mestre em de Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon. Atualmente é aluno da pós-graduação nível doutorado do Programa de Educação para Ciência e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá.

Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1990); doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Paraná- UNESPAR do campus de Paranavaí e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá atua na graduação na área de Ensino de Ciências e Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. É vice-coordenadora do Programa de Proteção e Educação em Unidade de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas - PROEDUCON.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Jacob Hennrich Junior, E., & Olivo Rosas Moreira, A. L. (2019). A educação ambiental nas licenciaturas: uma análise curricular em uma Instituição de Ensino Superior Pública do Paraná. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(2), 437–456. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8330

Edição

Seção

Artigos