Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão

Jorge Sobral da Silva Maia

Resumo


Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria.

Palavras-chave


Epistemologia; Filosofia da práxis; Educação ambiental crítica; Política.

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DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5544

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