Construção da crítica à oceanografia clássica: contribuições a partir da oceanografia socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9728Resumo
RESUMO Muitos pesquisadores das áreas clássicas da Oceanografia negam as humanidades na ciência oceanográfica, apesar de historicamente terem dialogado com o que há de mais conservador nas ciências humanas e sociais aplicadas. Na virada para o século XXI, diversos pesquisadores têm criado novas formas de fazer oceanografia dentro do marco do socioambientalismo, após várias iniciativas nas instituições mais antigas de Oceanografia Clássica do Brasil nas décadas de 1980-90 no campo da Educação Ambiental. Esta Nova Oceanografia, ou Oceanografia Socioambiental (OS), surge em oposição às áreas clássicas da Oceanografia criando campos de disputa em linhas de pesquisa já existentes e produzindo linhas de pesquisa próprias, como a História Oceanográfica, a Etnooceanografia, o Gerenciamento Costeiro Pós/decolonial e a Educação Ambiental Marinho-Costeira crítica (EAMC), por exemplo. Este artigo tem o objetivo de construir algumas críticas à Oceanografia Clássica em uma perspectiva da OS, definindo preliminarmente o objeto de pesquisa desta nova oceanografia e apontando suas contribuições para a EAMC. Ao definir este objeto, aponta-se que a produção de maritimidades engajadas em contextos de conflitos socioambientais junto a povos e comunidades tradicionais pode ser uma das diretrizes da Educação Ambiental Marinho-Costeira crítica. Palavras-chave: Oceanografia Socioambiental, Educação Ambiental Marinho-Costeira crítica, Povos e Comunidades Tradicionais. ABSTRACT Several researchers working in classic Oceanography fields deny the Humanities in the Oceanography Science, despite having established a dialogue with the most conservative approaches in both Social Sciences and Applied Social Sciences. At the turn of the 21st century, several researchers are creating new forms of Oceanography inside a socio-environmentalism framework, after many initiatives of the Environmental Education field conducted by some of the oldest Classical Oceanography institutions in Brazil during the 80’s and 90’s. This New Oceanography, or a Socio-Environmental Oceanography, emerges in opposition to the classic areas in Oceanography, creating disputes in the research area that already exist and producing its own research lines, like Oceanography History, Etno-Oceanography, Postcolonial or Decolonial Coastal Management, and Costal-Marine Environmental Education, for example. This paper aims to identify and discuss some of the main epistemological bases of Classical Oceanography and Socio-Environmental Oceanography. When defining this object of study, we emphasize that the production of engaged maritimities in the context of socio-environmental conflicts among traditional communities and peoples could be one of the main guides to critical Costal-Marine Environmental Education. Keywords: Socio-Environmental Oceanography; Critical Costal-Marine Environmental Education; Traditional Communities and PeoplesDownloads
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