Conhecimentos, experiências e práticas vitais tradicionais indígenas como fundamento para a construção de uma cultura de sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9733Resumo
RESUMO O presente estudo objetiva valorizar aqueles aspetos das culturas tradicionais (conhecimentos, estilos de vida...) que podem servir de fundamento para a construção e cultivo de uma cultura de sustentabilidade a nível global. A informação que sustenta este estudo provém do projeto "Processos e práticas educativas para a transição a uma cultura da sustentabilidade e a cooperação em Galícia e República Dominicana - Investigação-Ação", como também da tese em processo de elaboração sobre "Educação e Desenvolvimento nas Comunidades Ovimbundu de Angola: Estudo etnográfico da Comunidade de Ombala Ekovongo-Bié/Angola" (investigação etnografica). Trata-se de uma tentativa de aproximar as duas realidades histórico-culturais (africana, latino-americana), naquilo que as suas populações indígenas têm de comum em termos de conhecimentos e experiências para subsidiar a construção da cultura de sustentabilidade. Palavras-chave: conhecimentos; experiências vitais tradicionais indígenas; cultura de sustentabilidade ABSTRACT The objective of this study is to value those aspects of traditional cultures (knowledge, lifestyles ...) that can serve as the foundament for the construction and cultivation of a culture of sustainability at a global level. The information that supports this study comes from the project "Educational processes and practices for the transition to a culture of sustainability and cooperation in Galicia and the Dominican Republic - Research-Action", as well as the thesis in the process of elaboration on "Education and Development in Ovimbundu Communities of Angola: Ethnographic study of the Ombala Ekovongo-Bié / Angola "community (Ethnographic Research). It is an attempt to bring together two historical-cultural realities (African and Latin American), in what their indigenous populations have in common in terms of experience and knowledge, to subsidize the construction of culture of sustainability. Keywords: knowledge; traditional indigenous life experiences; culture of sustenabilityDownloads
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