Entre Saberes, Identidades e Territórios
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9732Resumo
RESUMO Este artigo visa promover a reflexão sobre processos educativos comprometidos com a sustentabilidade, resultantes dos saberes, sentidos e significados construídos nas relações das pessoas com/nos territórios que integram. A partir de perspectivas transdisciplinares e complexas da realidade, discutimos sobre a diversidade cultural na construção da governança de bens comuns, os sentidos e significados atribuídos aos saberes, valores e práticas trazidos pelos diferentes sujeitos e culturas e, por fim, as implicações do currículo como importante espaço-tempo na legitimação dos diferentes sistemas de conhecimento. As ideias convergem para integração de saberes, identidades e culturas que interagem nos territórios como basilares para formas sustentáveis de viver. Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Educação Ambiental; Territórios; Identidades; Currículo. ABSTRACT This article aims to promote reflection on educational processes committed to sustainability, resulting from the knowledge, meanings and meanings built in the relationships of people with / in the territories they integrate. From transdisciplinary and complex perspectives of reality, we discuss about cultural diversity in the construction of governance of commons, the meanings and meanings attributed to the knowledge, values and practices brought by different subjects and cultures and, finally, the implications of the curriculum as important space-time in the legitimation of different knowledge systems. The ideas converge to integrate knowledge, identities and cultures that interact in the territories as basic to sustainable ways of living. Keywords: Transdisciplinarity; Knowledge; Environmental education; Territories; Identities; Curriculum.Downloads
Referências
ACOSTA A. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. Tradução de Tadeu Breda. São Paulo: Au¬tonomia Literária/Elefante, 2016.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção ecológica. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CATALÃO, Vera Margarida Lessa. et al. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 24, n. 1, p.67-85, 2010.
DOMINGOS, Luis T. A visão africana em relação à natureza. ANAIS DO III ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGI.ES E DAS RELIGIOSIDADES – ANPUH - Quest.es teórico-metodológicas no estudo das religi.es e religiosidades. IN: Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá (PR) v. III, n.9, jan/2011. ISSN 1983-2859. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pub.html . Acesso nov. 2017.
FONSECA, Marcus Vinícius. A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição da escravidão no Brasil. Bragança Paulista: ESUSF, 2002.
GABRIEL, Carmen Teresa. Objetivação e subjetivação nos currículos de licenciaturas: revisitando a categoria saber docente. Revista Brasileira de Educação [online] v. 23, nov. 2018.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p. 98-109, jan./abr. 2012.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo/ epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 nº 1 Janeiro/Abril 2016. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/se/v31n1/0102-6992-se-31-01-00025.pdf Acesso abr.2019
GUATTARI, Félix. As Três Ecologias: tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas-SP: Papirus, 1990.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o problema do ser/ o caminho do campo. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1969
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elisabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOUW, Dirk. Ser por meio dos outros: o ubuntu como cuidado e partilha. In: Ubuntu: eu sou porque somos - IHU online – Revista do Instituto Humanitas Unisinos, ed. 353. São Leopoldo: dez, ano X, 2010, p. 5-7. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/108841992/Ubuntu-IHUOnlineEdicao353#scribd Acesso em novembro de 2018.
MACEDO, Roberto Sidnei; SÁ, Sílvia Michele Macedo de. Atos de currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013. Disponível em http://www.curriculosemfronteiras.org/vol13iss3articles/macedo.pd Acesso jul. 2013
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. De Máquinas e Seres Vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MATURANA, H. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis RJ: Vozes, 2008.
MORIN, Edgar. O Método IV – As Idéias – Habitat, vida, costumes organização. (Tradução de Juremir Machado da Silva). Porto Alegre: Sulina,1988.
MORIN, Edgar. O Método 5 – a humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2003.
MORIN, Edgar. Ética, Cultura e Educação. Alfredo Pena Veja, Cleide de Almeida, Izabel Petraglia (orgs). São Paulo:Cortez, 2008.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
NICOLESCU, Basarab et al. Educação e Transdisciplinaridade I. Brasília: Unesco, 2000.
PALAVIZINI, Roseane. A educação ambiental na integração de políticas públicas para a construção da governança da água e do território. In: Política de Águas e Educação Ambiental: processos dialógicos e formativos em planejamento e gestão de recursos hídricos. Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano; (organização) Franklin de Paula Júnior e Suraya Modaelli – Brasília: MMA, 2011.
PALAVIZINI, Roseane. Espaço Público: Ambiente e Percepção. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 1998.
PALAVIZINI, Roseane. Planejamento e Gestão Transdisciplinar do Ambiente e do Território: Uma Perspectiva aos Processos de Planejamento e Gestão Social no Brasil. In: Revista Brasileira de Ciências Ambientais – www.rbciamb.com.br/images/online/materia_6_artigos336.pdf, 2012.
PAPA FRANCISCO. Laudato Si: sobre o cuidado da casa comum. Segunda Carta Enciclica do Papa Franscisco. São Paulo: Paulus Editora, 2015.
Santos, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63 Outubro 2002 p. 237-280. Disponível https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1710535/mod_resource/content/1/Boaventura.pdf Acesso out. 2015
SANTOS, Rita Silvana Santana; GOMES, Verônica Maria da Silva. Educação ambiental, saberes e identidades em contextos curriculares formação. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 35, n. 3, p 314-331, set./dez.2018 https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8612
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2014