Entre Saberes, Identidades e Territórios
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9732Resumen
RESUMO Este artigo visa promover a reflexão sobre processos educativos comprometidos com a sustentabilidade, resultantes dos saberes, sentidos e significados construídos nas relações das pessoas com/nos territórios que integram. A partir de perspectivas transdisciplinares e complexas da realidade, discutimos sobre a diversidade cultural na construção da governança de bens comuns, os sentidos e significados atribuídos aos saberes, valores e práticas trazidos pelos diferentes sujeitos e culturas e, por fim, as implicações do currículo como importante espaço-tempo na legitimação dos diferentes sistemas de conhecimento. As ideias convergem para integração de saberes, identidades e culturas que interagem nos territórios como basilares para formas sustentáveis de viver. Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Educação Ambiental; Territórios; Identidades; Currículo. ABSTRACT This article aims to promote reflection on educational processes committed to sustainability, resulting from the knowledge, meanings and meanings built in the relationships of people with / in the territories they integrate. From transdisciplinary and complex perspectives of reality, we discuss about cultural diversity in the construction of governance of commons, the meanings and meanings attributed to the knowledge, values and practices brought by different subjects and cultures and, finally, the implications of the curriculum as important space-time in the legitimation of different knowledge systems. The ideas converge to integrate knowledge, identities and cultures that interact in the territories as basic to sustainable ways of living. Keywords: Transdisciplinarity; Knowledge; Environmental education; Territories; Identities; Curriculum.Descargas
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