Apresentação Dossiê Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental

Autores

  • Gustavo Goulart Moreira Moura
  • Carina Catiana Foppa
  • Lilian Medeiros de Mello

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9736

Resumo

O Dossiê "Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental" aproxima campos de conhecimentos, pesquisadores e pesquisadoras que, constituídos e motivados a partir de epistemes de enfrentamento e resistências, colocam em evidência territórios marinho-costeiros circunscritos em relações de conflitos com a conservação e gestão dos recursos do mar e, ao mesmo tempo, em um acervo de conhecimentos e sociobiodiversidade que resistem à invisibilização imposta pelos modelos hegemônicos de desenvolvimento e de produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias em Educação ambiental. Porto Alegre: UFRGS, 2000. f. 349. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.

FLORIANI, Dimas e KNECHTEL, Maria do Rosário. Educação Ambiental, Epistemologia e Metodologias. Curitiba: Vicentina, 2003. 143p.

KNECHTEL, M. do R. Educação ambiental: origens, reformulações e avanços no ensino e na pesquisa da pós-graduação – o caso do Doutorado MADE-UFPR. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 91-97, jul./dez. 2004.

MATAREZI, José; et al., BONILHA, Luiz Eduardo Carvalho;

MENTGES, Tatiana. Educação ambiental comunitária no litoral brasileiro e o papel da universidade. In: VIEIRA, Paulo F. Conservação da Diversidade Biológica e Cultural em Zonas Costeiras: enfoques e experiências na América Latina e no Caribe. Florianópolis: APED, 2003, p. 187-235.

PERALTA, Cleusa H.G. O conceito de utopias concretizáveis - elemento gerador de um programa de educação ambiental centrado na interdisciplinaridade. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental). Universidade Federal de Rio Grande. 1997.

SORRENTINO, Marcos. TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Moura, G. G. M., Foppa, C. C., & de Mello, L. M. (2019). Apresentação Dossiê Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(2), 3–12. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9736

Edição

Seção

Dossiê “A Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental”