Apresentação Dossiê Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.9736Abstract
O Dossiê "Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental" aproxima campos de conhecimentos, pesquisadores e pesquisadoras que, constituídos e motivados a partir de epistemes de enfrentamento e resistências, colocam em evidência territórios marinho-costeiros circunscritos em relações de conflitos com a conservação e gestão dos recursos do mar e, ao mesmo tempo, em um acervo de conhecimentos e sociobiodiversidade que resistem à invisibilização imposta pelos modelos hegemônicos de desenvolvimento e de produção de conhecimento.Downloads
References
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias em Educação ambiental. Porto Alegre: UFRGS, 2000. f. 349. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
FLORIANI, Dimas e KNECHTEL, Maria do Rosário. Educação Ambiental, Epistemologia e Metodologias. Curitiba: Vicentina, 2003. 143p.
KNECHTEL, M. do R. Educação ambiental: origens, reformulações e avanços no ensino e na pesquisa da pós-graduação – o caso do Doutorado MADE-UFPR. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 91-97, jul./dez. 2004.
MATAREZI, José; et al., BONILHA, Luiz Eduardo Carvalho;
MENTGES, Tatiana. Educação ambiental comunitária no litoral brasileiro e o papel da universidade. In: VIEIRA, Paulo F. Conservação da Diversidade Biológica e Cultural em Zonas Costeiras: enfoques e experiências na América Latina e no Caribe. Florianópolis: APED, 2003, p. 187-235.
PERALTA, Cleusa H.G. O conceito de utopias concretizáveis - elemento gerador de um programa de educação ambiental centrado na interdisciplinaridade. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental). Universidade Federal de Rio Grande. 1997.
SORRENTINO, Marcos. TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.