Interpretantes dinâmicos de estudantes das relações dos animais humanos e não humanos: uma leitura Peirceana a partir de uma intervenção didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8988

Palavras-chave:

ensino, Peirce, interpretantes dinâmicos, relações humanos e animais, biologia.

Resumo

O presente trabalho apresenta perspectivas de estudantes quanto às formas de relação dos seres humanos com os animais, no contexto da disciplina de Biologia no segundo ano do ensino médio. Por meio de uma intervenção didática que abordou os conteúdos de animais vertebrados segundo um enfoque relacional e de discussão de tais formas de relação, foram produzidas informações baseadas em uma leitura da tríade dos interpretantes dinâmicos de Peirce gerados pelos estudantes. Dentro desse referencial semiótico, observou-se ser possível discriminar os interpretantes emocional, energético e Lógico e que os mesmos se estruturaram distintamente do interpretante dinâmico inicial possuído pelos aprendizes após intervenção didática. De fato, o trabalho mostra a qualidade alterada dos interpretantes, desejada em razão de um processo de debate e aprendizagem acerca do tema.

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Biografia do Autor

Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Rede pública de Ensino do Estado do Paraná

Docente da Rede pública de Ensino do Estado do Paraná. Ponta Grossa, PR. Doutora em Educação Científica e Matemática pela UEL.

Carlos Eduardo Laburú, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

PROFESSOR DO DEPTO DE FÍSICA DA UEL. DOUTOR EM EDUCAÇÃO

Osmar Henrique Moura Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOUTOR EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA PELA UNESP/BAURU. DEPTO DE FÍSICA DA UEL

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Rodrigues, A. R. F., Laburú, C. E., & Silva, O. H. M. (2019). Interpretantes dinâmicos de estudantes das relações dos animais humanos e não humanos: uma leitura Peirceana a partir de uma intervenção didática. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(2), 399–419. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8988

Edição

Seção

Artigos