Interpretantes dinâmicos de estudantes das relações dos animais humanos e não humanos: uma leitura Peirceana a partir de uma intervenção didática
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i2.8988Palavras-chave:
ensino, Peirce, interpretantes dinâmicos, relações humanos e animais, biologia.Resumo
O presente trabalho apresenta perspectivas de estudantes quanto às formas de relação dos seres humanos com os animais, no contexto da disciplina de Biologia no segundo ano do ensino médio. Por meio de uma intervenção didática que abordou os conteúdos de animais vertebrados segundo um enfoque relacional e de discussão de tais formas de relação, foram produzidas informações baseadas em uma leitura da tríade dos interpretantes dinâmicos de Peirce gerados pelos estudantes. Dentro desse referencial semiótico, observou-se ser possível discriminar os interpretantes emocional, energético e Lógico e que os mesmos se estruturaram distintamente do interpretante dinâmico inicial possuído pelos aprendizes após intervenção didática. De fato, o trabalho mostra a qualidade alterada dos interpretantes, desejada em razão de um processo de debate e aprendizagem acerca do tema.Downloads
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