Interculturalidade, Educação Ambiental e ensino de ciências
reflexões e interfaces
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.16266Palavras-chave:
Educação ambiental, Interculturalidade, Ensino de Ciências, Comunidades tradicionais, Crise socioambientalResumo
Interculturality, Environmental Education and science teaching: reflections and interfaces
O presente artigo objetiva estabelecer relações entre a interculturalidade e a educação ambiental (EA) visando contribuições no contexto do ensino de ciências em comunidades tradicionais. Para tanto, propõe-se uma discussão acerca da interculturalidade e a EA, enfatizando a macrotendência crítica da educação ambiental. Em vista disso, foram estruturados três pressupostos: a) ampliação da perspectiva de mundo para o enfrentamento da crise socioambiental; b) percepção dos sujeitos como seres integrantes da natureza e c) reflexão para uma atuação crítica. Com a articulação entre esses pressupostos e o planejamento de ações perenes, o ensino de ciências intercultural pode contribuir para que os estudantes aprendam com saberes de comunidades tradicionais. Incentivando a inclusão de outros saberes, inclusive das comunidades tradicionais, é possível construir pontes e parcerias que observem e atuem no contexto local.
Downloads
Referências
ANDREOLI, Vanessa Marion; ANACLETO, Adilson. Compartilhando saberes: os conhecimentos tradicionais e a educação ambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9., 2006. Anais [...]. Guarapuava: UTFPR, 2006.
ABRELPE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS SÓLIDOS. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020. São Paulo: Grappa Marketing Editorial, 2022. Disponível em: https://abrelpe.org.br/download-panorama-2022/. Acesso em: 25 maio 2023.
AIKENHEAD, G. S. Science communication with the public: a cross-cultural event. In: BRYANT, C.; GORE, M.; STOCKLMAYER, S. (Eds.). Science communication in theory and practice. Amsterdam: Kluwer, 2001. p. 23-45.
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Editora Vozes Limitada, 2017.
ARIZA ARIZA, Leidy Gabriela; DELGADO, José Armando. Enseñar desde el contexto cultural y su relación con la educación ambiental. Revista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, Bogotá, n. extraordinário, p. 178-185, 2022. Memorias XI Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/18058/11552. Acesso em: 17 jul. 2023.
BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; NASCIMENTO, Janaina Gelma Alves do. Formação de professores de ciências para o diálogo intercultural: análise de um caso. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, e2772, p. 1-22, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190124. Acesso em: 10 jul. 2024.
BARBOZA, Ana Caroline Maia; SILVA, Dirlane Gomes; BAPTISTA, Geilsa Costa
Santos. A trilha ecológica do marisco: uma proposta de jogo para auxiliar o diálogo
intercultural no ensino de ciências de uma comunidade pesqueira, In: BAPTISTA,
Geilsa Costa Santos; PINHEIRO, Paulo César; FARIAS, Luiz Márcio Santos
(Orgs). Educação científica por meio da interculturalidade de saberes e práticas.
Salvador: EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34061/1/Educa%C3%A7%C3%A3oCient%C3%ADfica%20-%20RI.pdf. Acesso em 14 jul. 2024.
PEREIRA, Thiago Filgueira; CASTRO, Darcy Ribeiro de. A preservação da cultura popular uibaiense como mote para o trabalho em educação ambiental: uma via de mão dupla. In: BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; PINHEIRO, Paulo César; FARIAS, Luiz Márcio Santos (Org.). Educação científica por meio da interculturalidade de saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2021. p. 179-192. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34061. Acesso em 12 abr. 2022.
BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A abordagem da educação ambiental nos PCNs, nas DCNs, e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, p. 185-203, jan./abr. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5526. Acesso em: 10 jul. 2024.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. Ed. Petrópolis: Vozes, 2008b. p. 13-37.
CARVALHO, Frederico Mendes de. Saberes tradicionais e educação ambiental no Brasil: possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 113-125, fev. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14324. Acesso em: 10 jul. 2024.
COMISSÃO Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponível em: Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4245128/mod_resource/content/3/Nosso%20Futuro%20Comum.pdf. Acesso em 21 ago. 2023.
DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. Campinas: Papirus, 2014.
DIAS, Vaudenir Pereira; GOMES, Paulo Cesar. Contribuições da Educação Ambiental Crítica para compreender a crise ambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 1-26, abr./jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v13n2a04. Acesso em: 10 jul. 2024.
DIEGUES, Antônio Carlos. Conhecimentos, práticas tradicionais e a etnoconservação da natureza. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 50, p. 116-126, abr. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v50i0.66617. Acesso em: 10 jul. 2024.
DIEGUES, Antônio Carlos; et al. Os Saberes Tradicionais e Biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2000. Disponível em: https://www.livroaberto.ibict.br/bitstream/1/750/2/Biodiversidade%20e%20comunidades%20tradicionais%20no%20Brasil.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.
ELIAS, Amanuel; MANSOURI, Fethi. A Systematic Review of Studies on Interculturalism and Intercultural Dialogue. Journal of Intercultural Studies, Abingdon (Inglaterra), v. 41, n. 4, p. 490-523, jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/07256868.2020.1782861. Acesso em: 10 jul. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
Editora Paz e terra, 2014.
INMET – INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Ano de 2023 é o mais quente da série histórica no Brasil. 2023. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/noticias/ano-de-2023-%C3%A9-o-mais-quente-da-hist%C3%B3ria-do-brasil. Acesso em: 12 jul. 2024.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n118/n118a08.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o mundo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, Jan./Mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2016.
LEFF, Enrique. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
LEFF, Enrique. El conflicto de la vida: la falta en ser y la voluntad de poder. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 62, p. 316-337, jul./dez. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/dma.v62i0.84879. Acesso em: 10 jul. 2024.
LIMA, Gustavo Ferreira da Costa.; TORRES, Maria Betânia Ribeiro. Uma educação para o fim do mundo? Os desafios contemporâneos e o papel da educação ambiental em contextos escolarizados. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77819, p. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.77819. Acesso em: 10 jul. 2024.
LIMONAD, Ester. A insustentável natureza da sustentabilidade. Da ambientalização do planejamento às cidades sustentáveis. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 123-42, jan./jun. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/15819/11843. Acesso em: 13 mar. 2022.
LIU, Shubo; GUO, Liqing. Based on environmental education to study the correlation between environmental knowledge and environmental value. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 14, n. 7, p. 3311-3319, 2018. Disponivel em: https://pdfs.semanticscholar.org/5d8e/35381c2f69f37afd40688e93c2a45eed4851.pdf. Acesso em: 12 jul. 2024.
LONGO, Gabriela Rodrigues; VINHOLI JÚNIOR, Airton José. Etnoconhecimento e Educação Ambiental: um mapeamento de artigos em periódicos nacionais. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 39, n. 1, p. 27-48, jan./abr. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v39i1.12672. Acesso em: 10 jul. 2024.
LUIZ, Thiago Cury; SATO, Michèle. Educomunicação e emergência climática: Quilombo Mata Cavalo ecoa tradição e resistência. Esferas, Brasília, v. 1, n. 24, p. 426-440, 16 ago. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31501/esf.v1i24.14017. Acesso em: 10 jul. 2024.
LUZ, Rodrigo da; SANTANA, Uilian dos Santos; MORAIS, Rutiléa Mendes de. Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, v. 8, n. 1, jan./dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722. Acesso em: 10 jul. 2024.
MACEDO, Roberto Sidnei; SÁ, Silvia Michele Macedo de. Etnocurrículo - Etnoaprendizagens - a educação referenciada na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
PEÑALOZA, Gonzalo; ROBLES-PIÑEROS, Jairo; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Science education and cultural diversity: Freire’s concept of dialogue as theoretical lens to study the classroom discourse of science teachers. Cultural Studies of Science Education, Berlim, v. 18, p. 95-114, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11422-023-10158-3. Acesso em: 14 jul. 2024.
PALOMAR AYA, Jenny Patricia. Enseñanza-aprendizaje de las Ciencias Naturales y la Educación Ambiental em contextos multiculturales. Revista Bio-grafía. Escritos sobre la Biología y su enseñanza, Bogotá (Colômbia), n. extraordinário, p. 191-198, 2022. Memorias XI Congreso Latinoamericano de Enseñanza de la Biología y la Educación Ambiental. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/18064/11558. Acesso em: 17 jul. 2023.
PEDROSA, Rebekah Farias Cardoso de Brito; TAMAIO, Irineu. A Educação Ambiental frente ao desafio da crise climática, na visão de um material pedagógico da Unesco: reprodutivista ou transformadora? Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA, São Paulo, v. 17, n. 6, p. 227-246, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.14325. Acesso em: 10 jul. 2024.
PERRELLI, Maria Aparecida de Souza, SANTA-RITA, Paula Helena; CONTINI, Ariane Zanirato. Saberes tradicionais sobre as serpentes e implicações para educação ambiental intercultural. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, Campo Grande, n. 30, p. 363-381, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/201. Acesso em: 12 maio 2023.
PIMENTEL, Patricia Carla Barbosa. Conservação da biodiversidade e pobreza: no parque estadual da Serra do Conduru, Bahia, Brasil. Curitiba: Appris, 2022.
PIMENTEL, Patricia Carla Barbosa; MARCHI, Cristina Maria Dacach Fernandez; NASCIMENTO, Marcia Cristina. Fotodiagnóstico como ferramenta metodológica em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 26-47, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/15139/12411. Acesso em: 20 jul. 2024.
PINHEIRO, Luciana. Da ictiologia ao etnoconhecimento: saberes populares, percepção ambiental e senso de conservação em comunidade ribeirinha do rio Piraí, Joinville, Estado de Santa Catarina. Acta Scientiarum Biological Sciences, v. 26, n. 3, p. 325-334, 2008. Disponível em: https://agris.fao.org/search/en/providers/122436/records/64747a7a425ec3c088f5e9c7. Acesso em: 20 jul. 2024.
POSEY, Darrel. Introdução: Etnobiologia: teoria e prática. In: RIBEIRO, Darcy, et al. (org.). Suma etnológica brasileira. Petrópolis: Finep, 1986.
REIS, Pedro. Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados. Ciência & Educação, Bauru, v. 27, e21000, 2021. Editorial. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320210000. Acesso em: 10 jul. 2024.
ROBLES-PIÑEROS, Jairo; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; COSTA-NETO, Eraldo Medeiros. Uso de desenhos como ferramenta para investigação das concepções de estudantes agricultores sobre a relação inseto-planta e diálogo intercultural. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 159-171, ago. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p159. Acesso em: 10 jul. 2024.
SANTANA, Uilian dos Santos. Problematização na educação intercultural: contribuições necessárias ao ensino de ciências. 2024. 148f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/Feira de Santana, 2024.
SANTANA, Uilian dos Santos; SILVA-MENESES, Fernanda Vera Cruz; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A diversidade cultural das comunidades tradicionais: caminhos e reflexões em Educação Ambiental. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 11., 2023. Anais [...]. Salvador: UEFS/UFBA, 2023. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/anais-do-xi-encontro-de-pesquisa-em-educacao-ambiental/pesquisa?autor=Geilsa+Costa+Santos&titulo=&modalidade=&at=. Acesso em: 10 jul. 2024. Acesso em: 10 jul. 2024.
SATO, Michèle. Apaixonadamente Pesquisadora em Educação Ambiental. Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 24-35, 2001. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/1600. Acesso em: 20 jul. 2024.
SILVA, Edilaine A. O.; BAPTISTA, Geilsa C. S. Un recurso acerca de los hongos para el diálogo intercultural en la enseñanza de biología. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, Bogotá, v. 12, n. 2, p. 142-157, jul./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14483/23464712.11493. Acesso em: 10 jul. 2024.
SILVA-MENESES, Fernanda Vera Cruz; PERES, Marcelo Cesar de Lima; PIMENTEL, Patricia Carla Barbosa; SILVA, Eder Carvalho da. Oficina EtnoeducAtiva: uma proposta interdisciplinar de sensibilização socioambiental em área costeira. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v. 18, e2, p. 01-07, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/231171704.pdf. Acesso em: 12 jul.2024.
SUZART, Emanuele Maria L.; BARBOZA, Ana Caroline M.; BAPTISTA, Geilsa
Costa S. Análise de um conto produzido por licenciandos de Ciências Biológicas:
possibilidades para o diálogo intercultural no ensino de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93504. Acesso em: 13/07/2024.
TAMAIO, Irineu; LAYRARGUES, Philippe Pomier. Quando o parque (ainda) não é nosso. Educação ambiental, pertencimento e participação social no Parque Sucupira, Planaltina (DF). Revista Espaço e Geografia, Brasília, v. 17, n. 1, p. 145-182, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/espacoegeografia/article/view/40021. Acesso: 12 jul. 2024.
TRISTÃO, Martha. Saberes e fazeres da educação ambiental no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Brasília, n. 0, p. 47-55, nov. 2004. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/revbea_n_zero.pdf. Acesso em: 21 out. 2017.
TRISTÃO, Martha. Tecendo os fios da educação ambiental: o subjetivo e o coletivo, o pensado e o vivido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 251-264, ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000200008. Acesso em: 10 jul. 2024.
UNESCO. Relatório Mundial da UNESCO - Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural, 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000184755_por. Acesso em: 23 mar. 2022.
VIEIRA, Fabio Pessoa. Por um envolvimento na educação ambiental. Educação Temática Digital, Campinas, v. 16, n. 3, p. 395-407, set. 2014. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1305/pdf_82. Acesso em 14 jul. 2024.
WEBER, Dorcas Janice. Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 5, p. 406–422, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63371. Acesso em: 20 jul. 2024.
ZANK, C.; RIBEIRO, J. A. R.; BEHAR, P. A. O significado de crítica e sua relação com a concepção de educação. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 851-877, set./dez. 2015. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180423022732id_/http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss3articles/zank-ribeiro-behar.pdf. Acesso em 12 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Uilian dos Santos Santana, Fernanda Vera Cruz Silva, Geilsa Costa Santos Baptista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.