Compreendendo a Educação Ambiental: contribuição do processo de ensino-aprendizagem de biologia na escola

Autores

  • Flávia Bernardo Chagas Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Valter Zotto de Andrade Faculdade Educacional da Lapa - FAEL

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Escola, Conhecimento científico, Biologia

Resumo

A Educação Ambiental tem sido adotada como uma das ações capazes de colaborar na transformação do padrão de degradação socioambiental, compreendendo um esforço permanente sobre o destino de todos os homens diante da harmonia das condições naturais. Imbuindo-se desses preceitos, o trabalho desenvolvido objetiva contextualizar a Educação Ambiental, apresentando conhecimentos que possibilitem compreendê-la, analisando a contribuição do processo de ensino-aprendizagem de Biologia na escola. O instrumento para a obtenção dos dados e avaliação do conhecimento consistiu da aplicação de um questionário. Assim, a Educação Ambiental perde sua valorização prática, pois a formação crítica e que possibilita o desenvolvimento de atitudes preservacionistas e ação social constam apenas nos referenciais teóricos e legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Bernardo Chagas, Universidade Federal Da Fronteira Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó, Especialista em História da Ciência e Metodologia do Ensino de Biologia; Técnica de Laboratório de Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul e professora no magistério estadual.

Valter Zotto de Andrade, Faculdade Educacional da Lapa - FAEL

Trabalha como orientador e avaliador de TCC, na modalidade Ead, na Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Cursa o doutorado em Língua Portuguesa na PUCSP - linha de pesquisa: Leitura, Escrita e Ensino de Língua Portuguesa. Desenvolve estudos sobre a escrita acadêmica no ensino superior. É integrante do Grupo de Pesquisa intitulado: Ensino de língua portuguesa para fins específicos, na PUCSP. Participou da missão PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica), na UFRN, em Natal (RN), como representante da PUCSP. Tem experiência em Ensino Básico e Superior. Possui graduação em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná (1985). É especialista em Metodologia do Ensino de Primeiro Grau pelas Faculdades Positivo (1998). Possui também Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela UFPR (2000) e Mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). É professor das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, sendo o responsável pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Bernardo Chagas, F., & Zotto de Andrade, V. (2015). Compreendendo a Educação Ambiental: contribuição do processo de ensino-aprendizagem de biologia na escola. Ambiente &Amp; Educação, 19(1), 59–76. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3918

Edição

Seção

Artigos