v. 22 n. 2 (2017)

					Visualizar v. 22 n. 2 (2017)
Publicado: 2018-03-16

Expediente

  • Expediente

    Caio Floriano dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7895

Editorial

  • Editorial

    Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Humberto Calloni
    1
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7894

Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais

  • Apresentação

    Claudia da Silva Cousin, Narjara Mendes Garcia, Elisabeth Brandão Schmidt
    2-5
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7892
  • O Diário de Registros como instrumento de (trans)formação docente

    Ana Lúcia Souza de Freitas, Maria Elisabete Machado, Michele Silveira de Souza
    6-27
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7886
  • La Educación Estético-Ambiental (EEA) ante el impacto antiestético de la crisis socioambiental

    Pablo René Estévez Rodríguez, Lurima Estevez Alvarez, Elisabeth Brandão Schmidt
    28-46
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7890
  • A Educação Ambiental nas propostas formativas dos cursos de Pedagogia: desafios e experiências desenvolvidas no Estado do Paraná

    Marília Andrade Torales Campos, Daniele Saheb, Andréa Macedônio de Carvalho
    47-64
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7888
  • A presença da temática socioambiental nos TCCs do curso de Ciências Biológicas da UNOCHAPECÓ

    Ingridy Manila Colpani, Ivo Dickmann, Luciane da Rosa, Larissa Henrique
    65-87
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7889
  • As perspectivas de ambiente e de Educação Ambiental nos projetos de professores da Educação Básica em um curso de formação continuada

    Marcelo D'Aquino Rosa, Marilac Luzia Souza Leite Nogueira, Jéssica Prudencio Trujillo Souza, Pedro Neves da Rocha, Juliana Rink, Alessandra Aparecida Viveiro
    88-108
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7335
  • Cultura ambiental no território caipira: elementos e possibilidades na formação de educadores ambientais na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica

    Fábio Fernandes Villela
    109-128
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7320
  • Narrativas de Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental

    Maria do Carmo Galiazzi, Diana Paula Salomão de Freitas, Cleiva Aguiar de Lima, Claudia da Silva Cousin, Moacir Langoni de Souza, Rodrigo Launikas Cupelli
    129-153
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7442
  • Educador social e ambiental: protagonista na formação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

    Ângela Torma Pietro, Eliane Lima Piske, Maria Angela Mattar Yunes
    154-172
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7366
  • Saberes e vivências na formação de educadores ambientais Amazônicos

    Raimunda kelly silva gomes, Vitor Sousa Cunha Nery, Angela do Céu Ubaiara Brito
    173-190
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7297

Artigos

  • Políticas públicas de Educação AmbIental da Secretaria Estadual de educação de Santa Catarina : uma análise crítica

    Adriana Lima Moraes, Carlos Frederico Bernardo Loureiro
    191-207
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.6729
  • As unidades de Conservação na perspectiva da Educação Ambiental

    Camila Aparecida da Cruz, Fernanda Sola
    208-227
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.6216
  • Um olhar sobre o potencial pedagógico da Serra do Torreão, João Câmara/RN

    Aleson da Silva Fonseca, Adriana de Souza Santos
    228-244
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.6244
  • Análise da contribuição das atividades de longa duração no movimento escoteiro para a Educação Ambiental de jovens

    Christie Sototuka, Rosana Silva
    245-281
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.6242
  • “Vamos conversar sobre a água da Ilha dos Marinheiros?”: um mini-curso de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de uma comunidade com problemas de água potável (Rio Grande/RS).

    Maria da Graça Zepka Baumgarten, Angélica Leivas Pereira, Horacio Rodrigo Souza Rodrigues, Carolina Veloso, Giovana Dias, Kayla Lima
    262-282
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.6828