“Vamos conversar sobre a água da Ilha dos Marinheiros?”: um mini-curso de educação ambiental para estudantes do ensino fundamental de uma comunidade com problemas de água potável (Rio Grande/RS).

Maria da Graça Zepka Baumgarten, Angélica Leivas Pereira, Horacio Rodrigo Souza Rodrigues, Carolina Veloso, Giovana Dias, Kayla Lima

Resumo


A Ilha dos Marinheiros, pertence ao município de Rio Grande e tem cerca de 1.400 habitantes. Não tem suprimento de água potável ou rede de coleta de esgotos. O curso “Vamos conversar sobre a água da Ilha?” foi oferecido nas 4 escolas de nível fundamental da ilha. Está inserido em 2 projetos de extensão universitária desenvolvidos casa a casa na ilha e, buscou atingir também a comunidade estudantil. Ele teve 12 horas de atividades teóricas e práticas, divididas em 4 intervenções. Participaram do curso 150 alunos do 2˚ ao 8˚ ano, que receberam material didático e realizaram análises químicas simples da água consumida em suas casas. Este artigo descreve as ações aplicadas no curso, com a pretensão de que as mesmas motivem outras equipes a reproduzi-las, parcial ou integralmente, em comunidades escolares que enfrentam problemas com a qualidade da água.

Palavras-chave


Ilha dos Marinheiros; curso; educação ambiental; kit analítico; qualidade de água; ensino fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.6828

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter