Educação Ambiental no âmbito formal de ensino: uma abordagem para a formação de cidadãos

Autores

  • Rafaela Rodrigues Charbaje Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado em Gestão Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade Betim. Rua do Rosário, 1081, Bairro Angola. CEP. 32.630.000 – Betim, Minas Gerais
  • Izabella Scalabrini Saraiva Professora Assistente IV do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor Assistente IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Pesquisa em Educação Básica.

Resumo

Com o elevado índice dos problemas ambientais, começaram a surgir grandes movimentos em prol do meio ambiente, com o objetivo de diminuir a degradação ambiental. Observa-se também uma intensificação nas práticas de educação ambiental que promovem uma sensibilização e informam aos cidadãos sobre a situação real do ambiente. O presente trabalho consiste em um relato sobre a aplicação de um projeto de educação ambiental para alunos das séries iniciais do ensino fundamental e teve como objetivo principal sensibilizar os alunos sobre a importância do ambiente para que eles ajam contribuindo na conservação deste. O projeto foi desenvolvido em 10 aulas teóricas e práticas e os resultados foram obtidos através de análises das atividades desenvolvidas em sala de aula e de um questionário quantitativo e qualitativo. As análises permitiram afirmar que é preciso antes de tudo informações de qualidade para que os alunos possam mudar seus hábitos e passem a viver de forma mais sadia, respeitando o ambiente em que vivem.

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Biografia do Autor

Rafaela Rodrigues Charbaje, Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado em Gestão Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade Betim. Rua do Rosário, 1081, Bairro Angola. CEP. 32.630.000 – Betim, Minas Gerais

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado em Gestão Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Unidade Betim. Rua do Rosário, 1081, Bairro Angola. CEP. 32.630.000 – Betim, Minas Gerais

Izabella Scalabrini Saraiva, Professora Assistente IV do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professora Assistente IV do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Professor Assistente IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

Professor Assistente IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz

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Publicado

2014-07-25

Como Citar

Charbaje, R. R., Saraiva, I. S., & Barros, M. D. M. de. (2014). Educação Ambiental no âmbito formal de ensino: uma abordagem para a formação de cidadãos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(2), 229–246. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3801

Edição

Seção

Artigos