Narrativas de Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental

Autores

  • Maria do Carmo Galiazzi Universidade Federal do Rio Grande
  • Diana Paula Salomão de Freitas Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé http://orcid.org/0000-0001-6944-2219
  • Cleiva Aguiar de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Rio Grande
  • Claudia da Silva Cousin Universidade Federal do Rio Grande
  • Moacir Langoni de Souza Universidade Federal do Rio Grande
  • Rodrigo Launikas Cupelli Itaipu Binacional

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7442

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Comunidade Aprendente, Narrativa

Resumo

Apresentamos a síntese de cinco pesquisas desenvolvidas pela Comunidade Aprendente em Educação Ambiental, Ciências e Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande. Este Grupo de Pesquisa-formação integra docentes da educação básica e do ensino superior que, pela escrita narrativa, leitura crítica e re-escrita das suas ações aprendem a ser e a se tornam uma comunidade. Os metatextos obtidos pela Análise Textual Discuriva são narrativas sobre a constituição de educadores ambientais que desenvolveram o sentimento de pertencimento, visando criticar modelos sociais baseados em hierarquias e individualismos, com o intuito de aprender a ser e a se tornar uma comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

Universidade Federal do Rio Grande - FURG Escola de Química e Alimentos líder do grupo de pesquisa CEAMECIM

Diana Paula Salomão de Freitas, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional e do Programa de Pós-graduação do Mestre em Educação Ambiental e Doutora em Educação em Ciências pela FURG. Vice-lider do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional dos Profissionais da Educação

Cleiva Aguiar de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Rio Grande

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Rio Grande e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da FURG. Líder do grupo de pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do Instituo Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul – IFRS – Câmpus Rio Grande, doutora em Educação Ambiental

Claudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental - PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Grupo de pesquisa CEAMECIM, doutora em Educação Ambiental pela FURG

Moacir Langoni de Souza, Universidade Federal do Rio Grande

Professor na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, doutor em Educação Ambiental

Rodrigo Launikas Cupelli, Itaipu Binacional

Técnico ambiental da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, mestre em Educação Ambiental pelo PPGEA-FURG

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

Galiazzi, M. do C., de Freitas, D. P. S., de Lima, C. A., Cousin, C. da S., de Souza, M. L., & Cupelli, R. L. (2018). Narrativas de Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental. Ambiente &Amp; Educação, 22(2), 129–153. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7442

Edição

Seção

Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais