A construção da pesquisa na caminhada do Mestrado

Autores

  • Luciara Bilhalva Corrêa
  • Luciana Conter de Oliveira
  • Maria do Carmo Galiazzi

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, metodologia, construção objeto de pesquisa, Qualitative research, Methodology, Construction of the Object of research

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma pesquisa sobre a construção do projeto de dissertação de um Mestrado. A pesquisa foi realizada a partir de uma proposta da disciplina Análise Qualitativa de Informações Discursivas do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG. A pesquisa coletiva foi realizada como princípio educativo, de maneira que os alunos do Mestrado vivenciaram o processo de pesquisa qualitativa em várias de suas etapas: entrevista, transcrição, unitarização, categorização e produção de metatextos. Os resultados apontam para o processo de construção do objeto de pesquisa nas seguintes etapas: idéia inicial do objeto de pesquisa; mudança do objeto de pesquisa; construção do objeto de pesquisa durante período das disciplinas e objeto de pesquisa definido na defesa do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciara Bilhalva Corrêa

Doutoranda em Educação Ambiental pela FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Luciana Conter de Oliveira

Professora da rede municipal e estadual de ensino do Rio Grande. Mestre em Educação Ambiental.

Maria do Carmo Galiazzi

Atualmente é professora classe adjunto da Fundação Universidade Federal do Rio Grande e professora colaboradora da University of Minnesota no College of Education como supervisora de estágios na formação de professores. Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-11-09

Como Citar

Corrêa, L. B., Oliveira, L. C. de, & Galiazzi, M. do C. (2009). A construção da pesquisa na caminhada do Mestrado. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 111–125. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/809

Edição

Seção

Artigos