A Educação Ambiental Abordada nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Instituições Públicas de Ensino do Estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17718Palavras-chave:
Formação Crítica, Macrotendências Político-Pedagógicas, Formação Inicial Docente, Educação AmbientalResumo
Environmental Education Addressed in Degree Courses in Pedagogy at Public Educational Institutions in the State of Espírito Santo
Um dos papéis do docente é colaborar na construção do pensamento crítico dos discentes. Como auxílio a essa construção, aparece a Educação Ambiental. Para isso, a essa deve estar presente na formação inicial docente, possibilitando ao professor um maior conhecimento das questões ambientais. Este artigo teve como objetivo analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de instituições públicas de ensino do estado do Espírito Santo com o intuito de identificar se, como e de que forma a Educação Ambiental é abordada durante a formação inicial docente. Foi adotado a pesquisa qualitativa com a utilização da pesquisa documental como procedimento para levantar dados, sendo analisados cinco projetos. Percebeu-se que os projetos analisados não abordam a Educação Ambiental de forma transversal, mas apenas em disciplinas direta e indiretamente ligadas ao tema, os quais foram classificadas nas macrotendências Crítica, Pragmática e Conservacionista.
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