A Educação Ambiental Abordada nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Instituições Públicas de Ensino do Estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17718

Palavras-chave:

Formação Crítica, Macrotendências Político-Pedagógicas, Formação Inicial Docente, Educação Ambiental

Resumo

Environmental Education Addressed in Degree Courses in Pedagogy at Public Educational Institutions in the State of Espírito Santo

Um dos papéis do docente é colaborar na construção do pensamento crítico dos discentes. Como auxílio a essa construção, aparece a Educação Ambiental. Para isso, a essa deve estar presente na formação inicial docente, possibilitando ao professor um maior conhecimento das questões ambientais. Este artigo teve como objetivo analisar os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de instituições públicas de ensino do estado do Espírito Santo com o intuito de identificar se, como e de que forma a Educação Ambiental é abordada durante a formação inicial docente. Foi adotado a pesquisa qualitativa com a utilização da pesquisa documental como procedimento para levantar dados, sendo analisados cinco projetos. Percebeu-se que os projetos analisados não abordam a Educação Ambiental de forma transversal, mas apenas em disciplinas direta e indiretamente ligadas ao tema, os quais foram classificadas nas macrotendências Crítica, Pragmática e Conservacionista.

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Biografia do Autor

Ítalo Severo Sans Inglez, Universidade Estadual de Maringá (Uem)

Licenciado em Geografia e em Pedagogia, mestrado em Educação em Ciências pelo Instituto Federal do Espírito Santo, doutorando no programa de pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Pedagogo do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória.

Patrícia Vidigal Bendinelli, Universidade Estadual de Maringá (Uem)

 Licenciada em Pedagogia, mestrado em Educação em Ciências pelo Instituto Federal do Espírito Santo, doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Pedagoga do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Colatina.

Ana Lucia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá (Uem)

Licenciada em Ciências Biológicas, mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná, doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Doutorado pela Universidade do Estado do Paraná, Professora Associada do departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Severo Sans Inglez, Ítalo, Vidigal Bendinelli, P., & Olivo Rosas Moreira, A. L. (2025). A Educação Ambiental Abordada nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de Instituições Públicas de Ensino do Estado do Espírito Santo. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–26. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17718

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