A Educação Ambiental na formação docente
um instrumento para a promoção de uma consciência sustentável no Curso de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v29i2.17868Palavras-chave:
Pedagogia, Formação Docente, Sustentabilidade, Educação AmbientalResumo
Environmental Education in teacher training: an instrument for promoting sustainable awareness in the Pedagogy Course
O presente trabalho traz reflexões sobre a relação entre a Educação Ambiental (EA) e a formação docente e teve como objetivo principal contribuir para entendimentos sobre como a EA pode potencializar a formação docente, com consciência sustentável, no Curso de Pedagogia, do Campus - IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Assim, foi realizada uma Oficina Pedagógica, denominada “Formando para o desenvolvimento de uma cultura sustentável”, com oito discentes do referido curso. Como principal processo formativo, trabalhou-se a partir da dinâmica da “Flor da Sustentabilidade” (Borba, 2018), com a intenção de promover olhares para os(as) problemas/soluções ambientais relacionados(as) ao tema sustentabilidade, a partir de elementos do meio ambiente (naturais, sociais, culturais, econômicos) que os(as) circundam. Assim, como principal resultado deste estudo, compreendeu-se que a EA pode ser um instrumento importante na formação docente, possibilitando pensamentos críticos, reflexivos e sensíveis, frente às urgentes questões ambientais.
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