Aprender com historietas desde as pegadas iniciais: a construção do pesquisador

Autores

  • Maria do Carmo Galiazzi

Resumo

Apresentam-se os resultados de uma pesquisa conduzida em uma comunidade de aprendizagem com professores e estudantes de um Programa de Mestrado em Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida com dezoito estudantes de uma das disciplinas durante o segundo semestre de 2003. O tema de pesquisa foi o processo de construção do projeto da dissertação, a ser defendido após o primeiro ano do curso. A pesquisa foi desenvolvida a partir da questão: Qual o significado da construção do projeto de dissertação para os alunos do Mestrado? Foram entrevistados quinze alunos e o processo de análise que consistiu da unitarização, categorização e elaboração de metatextos (MORAES, 2005), foi desenvolvido coletivamente em sala de aula até o momentos de categorização. Após este momento, as categorias foram escritas em duplas e dos textos produzidos foi desencadeado novo procedimento de análise, que resultou no presente artigo. As categorias apresentadas neste texto, em uma perspectiva da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2000) são: o delineamento do projeto, a construção do objeto de pesquisa e as dificuldades dos mestrados no processo.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Galiazzi

Atualmente é professora classe adjunto da Fundação Universidade Federal do Rio Grande e professora colaboradora da University of Minnesota no College of Education como supervisora de estágios na formação de professores. Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mais informações: Currículo Lattes

Como Citar

Galiazzi, M. do C. (2009). Aprender com historietas desde as pegadas iniciais: a construção do pesquisador. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1073

Edição

Seção

Artigos