Aprender com historietas desde as pegadas iniciais: a construção do pesquisador
Resumo
Apresentam-se os resultados de uma pesquisa conduzida em uma comunidade de aprendizagem com professores e estudantes de um Programa de Mestrado em Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida com dezoito estudantes de uma das disciplinas durante o segundo semestre de 2003. O tema de pesquisa foi o processo de construção do projeto da dissertação, a ser defendido após o primeiro ano do curso. A pesquisa foi desenvolvida a partir da questão: Qual o significado da construção do projeto de dissertação para os alunos do Mestrado? Foram entrevistados quinze alunos e o processo de análise que consistiu da unitarização, categorização e elaboração de metatextos (MORAES, 2005), foi desenvolvido coletivamente em sala de aula até o momentos de categorização. Após este momento, as categorias foram escritas em duplas e dos textos produzidos foi desencadeado novo procedimento de análise, que resultou no presente artigo. As categorias apresentadas neste texto, em uma perspectiva da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2000) são: o delineamento do projeto, a construção do objeto de pesquisa e as dificuldades dos mestrados no processo.Downloads
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Como Citar
Galiazzi, M. do C. (2009). Aprender com historietas desde as pegadas iniciais: a construção do pesquisador. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 10(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1073
Edição
Seção
Artigos