A trilha interpretativa como metodologia de Educação Ambiental em uma Escola do Campo de Cuiabá/MT

INTERPRETATIVE TRAIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16223

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Educação do Campo., Trilha Interpretativa, Percepção ambiental

Resumo

The interpretative trail as an environmental education methodology in a rural school

Esta pesquisa busca responder algumas problemáticas como, uma Educação Ambiental (EA) que tenha identidade com a Educação do Campo. Então, em que medida a trilha interpretativa contribui para a EA em uma escola do campo? O objetivo é analisar a percepção ambiental a partir de trilhas interpretativas como metodologia de EA na Escola do campo. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso. O referencial teórico prioriza a compreensão da EA Crítica, da Educação do Campo, da utilização das trilhas interpretativas e da percepção ambiental. Os resultados indicam que a maior sensibilização do ser humano acontece quando ele conhece os lugares, as pessoas, as paisagens, que precisam ser preservadas.

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Biografia do Autor

Edilaine Cristina da Silva Almeida, SME CUIABÁ / EMEBC Nossa Senhora da Penha de França

Mestranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Brasil, edilaine.agronoma@gmail.com.

Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos/São Paulo. Professora da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Brasil, maria.auxiliadora@ifmt.edu.br.

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, Brasil, marcelo.leao@ifmt.edu.br.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Almeida, E. C. da S., Almeida Arruda, M. A. de, & Franco Leão, M. (2024). A trilha interpretativa como metodologia de Educação Ambiental em uma Escola do Campo de Cuiabá/MT: INTERPRETATIVE TRAIL . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16223