PANC na escola

as práticas pedagógicas de Educação Ambiental numa perspectiva de alcance além dos muros da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18024

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Práticas agroecológicas, Mediação escolar, PANC

Resumo

PANC in school: the pedagogical practices of Environmental Education from a perspective that reaches beyond the school walls

Este artigo traz como tema a Educação Ambiental associada à abordagem agroecológica, e tem por objetivo apresentar uma ação mediadora escolar de Educação Ambiental por meio de atividade pedagógica. A metodologia utilizada é um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência, na qual a escolha da abordagem foi a partir da utilização das PANC como atividade pedagógica na prática, realizado em uma escola municipal pertencente ao município de Concórdia/SC. Como resultados, foi possível observar que houve a promoção da valorização do estético-ambiental em relação ao espaço escolar, além de possibilitar o trabalho de conteúdos conceituais de forma significativa por meio da atividade prática. Ainda, foi possível demonstrar formas alternativas de utilização das plantas não convencionais. Outras contribuições observadas foram o despertar do pertencimento e afetividade dos alunos em relação ao espaço escolar e entre as relações interpessoais. Consequentemente, a escola contribuiu na construção da identidade e valorização da realidade campesina na qual a escola está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edina de Souza da Silva, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Educação ambiental, Especialista em Biologia e Ciências. Professora da Rede Municipal de Concórdia-SC. Email: ednasys33@gmail.com

Leandro Carlos Ody, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)

Doutor em Educação, Mestre em Filosofia, Licenciado em filosofia. Professor do Magistério Superior pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). E-mail: leandro.ody@uffs.edu.br

Claudia da Silva Cousin, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre em Educação Ambiental pela FURG, Especialista em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia pela FURG, Graduada em Geografia Plena pela FURG. Professora do Magistério Superior pela FURG. E-mail: profaclaudiacousin@gmail.com

Referências

BIONDO Elaine; ZANETTI Cândida; CHEROBINI Luciane; KAMPHORST Raquel Carvalho Machado. Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc): Agrobiodiversidade alimentar para a Segurança Alimentar e Nutricional no Vale do Taquari, RS. In: BIONDO, Elaine; ZANETTI, Cândida. Articulando a Agroecologia em rede no Vale do Taquari/RS. São Leopoldo: Oikos, 2021. E-book. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/202105/11164039-articulando-a-agroecologia-em-rede-e-book-1-1.pdf#page=178 Acesso em: 06 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação Caderno Meio Ambiente: Educação ambiental: Educação para o consumo. Brasília, DF: Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2022. Ebook. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/GEFHEMP/01_-_Escolas_do_Campo_e_Agroecologia.pdf Acesso em: 21 ago. 2024.

CALDART, Roseli Salete. Escolas do Campo e Agroecologia: uma agenda de trabalho com a vida e pela vida. Unioeste: Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arq/files/GEFHEMP/01_-_Escolas_do_Campo_e_Agroecologia.pdf Acesso em: 30 jan. 2024.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2011/vol11/no2/15.pdf Acesso em: 05 dez. 2023.

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio; PAULUS, Gervásio. Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. In: 3rd Congresso Brasileiro de Agroecologia, Florianópolis, Anais: CBA. 2006. Disponível em: http://biblioteca.emater.tche.br:8080/pergamumweb/vinculos/000005/000005f5.pdf Acesso em: 23 jan. 2024.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental, conceitos para se fazer educação ambiental. Brasília: IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, 1998. E-book. Disponível em: https://www.pick-upau.org.br/mundo/educacao_ambiental/Educa%E7%E3o%20Ambiental%20-%20Interdisciplinaridade....pdf Acesso em: 01 fev. 2024.

CARVALHO, Isabel Cristina. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

CARVALHO, Paulo Ernani Ramalho. Espécies arbóreas brasileiras: Ipê-amarelo: Tabebuia alba. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2003. v. 1, p. 541-548. E-book. Disponível em: https://www.embrapa.br/florestas/publicacoes/especies-arboreas-brasileiras Acesso em 06 fev. 2023.

CONSENZA, Angélica; SILVA, Camila Neves; REIS, Emanuelle. Agroecologia escolar: quando os professores/as e agricultores/as se encontram. Rio da Ostras: Nupem/UFRJ, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 53ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GALVÃO, Franklin; KUNIYOSHI, Yoshiko Saito; RODERJAN, Carlos Vellozo. Levantamento fitossociológico das principais associações arbóreas da Floresta Nacional de Irati, PR. Floresta, Curitiba, v. 19, n. 1/2, p. 30-49, 1989. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/floresta/article/view/6405/4598 Acesso em: 06 fev. 2023.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os Porquês da desordem mundial: o desafio ambiental. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012.

GRZEBIELUKA, Douglas; KUBIAK, Izete; SCHILLER, Adriane Monteiro. Educação Ambiental: A importância deste debate na Educação Infantil. Revista Monografias Ambientais-REMOA, v. 13, n. 5, p. 3881-3906, 2014. Disponível em:

https://www.academia.edu/download/96861540/pdf.pdf Acesso em: 01 set. 2024.

KINUPP, Valdely Ferreira. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

REINIGER, Lia Rejane Silveira; WIZNIEWSKY, José Geraldo; KAUFMANN, Marielen Priscila. Princípios de agroecologia. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. E-book. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15770 Acesso em: 6 fev. 2023.

SANTANA, Inácia. Práticas pedagógicas diferenciadas. Escola Moderna, v. 8, n. 5, p. 30-33, 2000. Disponível em:

https://centrorecursos.movimentoescolamoderna.pt/em/rev/serie5/rev_em_08/2000_em08_isantana_praticaspedagdiferenciadas_pg30.pdf Acesso em: 6 de fev. 2023.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020. E-book. Disponível em: https://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf Acesso em: 30 jan. 2024.

TIEZZO, Enzo. Tempos históricos, tempos biológicos: a Terra ou a morte: os problemas da nova ecologia. Tradução: Frank Roy Cintra Ferreira. São Paulo: Nobel, 1988.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.

WERNER, Lis de Oliveira Lima; WERNER, Carlos Eduardo Resende; TAVARES, Letícia Stephan. Projeto mãos na terra: o que pode a agroecologia na escola? In: CONSENZA, Angélica; SILVA, Camila Neves; REIS, Emanuelle. Agroecologia escolar: quando os professores/as e agricultores/as se encontram. Rio da Ostras: Nupem/UFRJ, 2021. Disponível em: https://nupem.ufrj.br/agroecologia-escolar/ Acesso em: 7 de fev. 2023.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Silva, E. de S. da, Ody, L. C., & Cousin, C. da S. (2025). PANC na escola: as práticas pedagógicas de Educação Ambiental numa perspectiva de alcance além dos muros da escola. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–15. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18024

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.