PANC na escola
as práticas pedagógicas de Educação Ambiental numa perspectiva de alcance além dos muros da escola
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.18024Palavras-chave:
Educação Ambiental, Práticas agroecológicas, Mediação escolar, PANCResumo
PANC in school: the pedagogical practices of Environmental Education from a perspective that reaches beyond the school walls
Este artigo traz como tema a Educação Ambiental associada à abordagem agroecológica, e tem por objetivo apresentar uma ação mediadora escolar de Educação Ambiental por meio de atividade pedagógica. A metodologia utilizada é um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência, na qual a escolha da abordagem foi a partir da utilização das PANC como atividade pedagógica na prática, realizado em uma escola municipal pertencente ao município de Concórdia/SC. Como resultados, foi possível observar que houve a promoção da valorização do estético-ambiental em relação ao espaço escolar, além de possibilitar o trabalho de conteúdos conceituais de forma significativa por meio da atividade prática. Ainda, foi possível demonstrar formas alternativas de utilização das plantas não convencionais. Outras contribuições observadas foram o despertar do pertencimento e afetividade dos alunos em relação ao espaço escolar e entre as relações interpessoais. Consequentemente, a escola contribuiu na construção da identidade e valorização da realidade campesina na qual a escola está inserida.
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