ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ROLA-MOÇA

Autores

  • André Rocha Franco
  • Gustavo Amaral Cardoso de Morais
  • Jorge Diniz Neto
  • Juliana Colmenero Carvalho Lopes
  • Henrique Lages Barsand de Leucas
  • Diogo de Castro Guadalupe
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental Escolar, Unidade de Conservação.

Resumo

Trabalhos que envolvam as noções dos indivíduos sobre o meio-ambiente são relevantes no processo de sensibilização da comunidade acerca da importância da conservação da natureza. Foi realizado um estudo de percepção ambiental de alunos da quinta e oitava séries da Escola Municipal Pedro Aleixo, localizada no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Visitas foram realizadas na Escola para conhecimento do local de pesquisa, coleta de dados, identificação do público-alvo e aplicação de questionários. Os resultados mostraram que parte dos alunos, mesmo estudando e morando próximos dessa Unidade de Conservação, não tem um conhecimento adequado do local e de seu contexto. Assim, faz-se necessária a estruturação de projetos socioambientais que envolvam diretamente a Educação Ambiental nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Rocha Franco

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado, ênfase em Educação Ambiental, e Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como colaborador do Centro de Integração para a Sustentabilidade Ambiental - CISAL e da Sistêmica - Empresa Júnior de Biologia (PUC Minas) e na articulação, animação e manutenção da Rede Socioambiental APA SUL RMBH, por meio da dinânima virtual e comunicação ambiental realizada no Portal da Rede - www.redeapasul.com.br. Atua, principalmente, com Educação Ambiental, Comunicação Socioambiental, Áreas Protegidas, Conflitos e Diagnósticos Socioambientais, Design Gráfico, Webdesign e outros serviços gráficos e técnicos na área socioambiental. Elabora e executa projetos na área socioambiental.

Gustavo Amaral Cardoso de Morais

Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena - pela PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico.

Jorge Diniz Neto

Graduando em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiência na área de controle biológico, trabalhando com doenças relacionadas à lagarta do cartucho, na cultura do milho na EMBRAPA Milho e Sorgo, com bioindicadores, no controle de poluição em ambientes aquáticos, na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) e com projetos de educação ambiental na Sub-bacia do Rio Parauninha em Conceição do Mato Dentro.

Juliana Colmenero Carvalho Lopes

Graduando em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Unidade Coração Eucarístico.

Henrique Lages Barsand de Leucas

Graduado em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena - pela PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico.

Diogo de Castro Guadalupe

Graduando em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Unidade Coração Eucarístico.

Marcelo Diniz Monteiro de Barros

Possui graduação (Licenciatura Plena) em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997), especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e mestrado em Zoologia de Vertebrados pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente participa, na condição de pesquisador, do Grupo de Pesquisa intitulado Ensino de Ciências e Matemática (Linha de Pesquisa Ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é aluno do curso de Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde, do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e trabalha, como Professor Assistente III, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, cursos de Ciências Biológicas (unidades Belo Horizonte e Betim).

Downloads

Publicado

2012-10-13

Como Citar

Franco, A. R., Morais, G. A. C. de, Neto, J. D., Lopes, J. C. C., Leucas, H. L. B. de, Guadalupe, D. de C., & Barros, M. D. M. de. (2012). ESTUDO DE PERCEPÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO ROLA-MOÇA. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 17(1), 155–175. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1845

Edição

Seção

Artigos