Analfabetismo ambiental: a percepção dos docentes e discentes sobre o ambiente de uma escola do município de Guaraí-TO

Autores

  • Natanael Gomes Lima IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.
  • Karla Caroline Sousa Dornelas IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.
  • Liberta Lamarta Favoritto Garcia Neres IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.
  • Ana Paula Martins Guimarães IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.
  • Júlio Cesar Ibiapina Neres Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí. Departamento de Ciências Biológicas. Avenida JK nº 2541. Setor Universitário 77700000 - Guaraí, TO - Brasil.
  • Aluísio Vasconcelos Carvalho IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289. http://orcid.org/0000-0002-3793-3133

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7179

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Analfabetismo, Ambiente, Educação Ambiental.

Resumo

O termo analfabetismo ambiental surgiu na conferência RIO-92 após destacarem a necessidade da implementação de um modelo sustentável que determinasse a relação das pessoas com os problemas ambientais, a fim de formar cidadãos comprometidos com as questões socioambientais. Neste contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar o analfabetismo ambiental acerca da percepção dos docentes e discentes do Ensino Médio no município de Guaraí-TO, buscando identificar esse possível analfabetismo. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados recursos que auxiliassem nos levantamentos de dados, possibilitando uma visão mais clara desse analfabetismo por parte de professores e alunos. Através do uso de questionário e observações com o intuito de descrever as características dos entrevistados, foi possível perceber entre os professores uma visão predominantemente globalizada, ressaltando a relação homem-natureza e entre os alunos prevaleceu uma visão antropocêntrica, evidenciando a natureza como fonte de recursos para a sobrevivência humana. Foi possível perceber que os estudantes e profissionais da educação conhecem os conceitos básicos de ambiente, mas não possuem uma noção clara e objetiva de sua real dimensão, evidenciando o egocentrismo. Com essa análise, será possível traçar estratégias e realizar trabalhos de educação ambiental que possam contribuir para que esta comunidade escolar consiga facilmente compreender a complexidade do tema e as possíveis consequências da degradação ambiental e sociocultural nos dias atuais. Environmental illiteracy: the perception of teachers and students about the environment of a school in the municipality of Guaraí-TO The term environmental illiteracy emerged at the RIO-92 conference after highlighting the need to implement a sustainable model that determines the relationship of people to environmental problems in order to train citizens committed to social and environmental issues. In this context, the research aimed to analyze environmental illiteracy about the perception of teachers and high school students in the municipality of Guaraí-TO, seeking to identify this possible illiteracy. For the development of this work, resources were used to assist in data collection, allowing a clearer view of this possible illiteracy by teachers and students. Through the use of a questionnaire and observations to describe the characteristics of the interviewees, it was possible to perceive among the teachers a predominantly globalized view, emphasizing the relation between man and nature and among the students anthropocentric vision prevailed, evidencing nature as a source of resources for human survival. It was possible to perceive that the students and professionals of the education know the basic concepts of environment, but do not have a clear and objective notion of its real dimension. With this analysis, it will be possible to draw up strategies and carry out environmental education works that can contribute to this school community being able to easily understand the complexity of the theme and the possible consequences of environmental and sociocultural degradation. Key words: Environmental Perception, Illiteracy, Environment and Environmental Education.

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Biografia do Autor

Natanael Gomes Lima, IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.

Graduado em Ciências Biológicas, IESC/Faculdade Guaraí. Guaraí – TO.

Karla Caroline Sousa Dornelas, IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.

Graduado em Ciências Biológicas, IESC/Faculdade Guaraí. Guaraí – TO.

Liberta Lamarta Favoritto Garcia Neres, IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.

Bióloga e Biomédica. Especialista em Biologia da Conservação e Docência do Ensino Superior. Mestranda em Ciências Ambientais (Universidade Brasil).

Ana Paula Martins Guimarães, IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.

Bióloga, mestre em Ecologia de Ecótonos, professora do IESC/Faculdade Guaraí. Guaraí – TO.

Júlio Cesar Ibiapina Neres, Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí. Departamento de Ciências Biológicas. Avenida JK nº 2541. Setor Universitário 77700000 - Guaraí, TO - Brasil.

Biólogo, mestre em Ciências Ambientais e Saúde, professor do IESC/Faculdade Guaraí. Guaraí – TO.

Aluísio Vasconcelos Carvalho, IESC/Faculdade Guaraí, Departamento de Ciências Biológicas. Av. JK, 2541, Setor Universitário, Guaraí - TO, CEP 77.700-000 - Fone: (63) 3464-1289.

Biólogo, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Ciências do Ambiente, doutorando em Engenharia Biomédica (Universidade Brasil). Professor do IESC/Faculdade Guaraí, Guaraí-TO. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5200758055263996.

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Publicado

2018-07-11

Como Citar

Lima, N. G., Dornelas, K. C. S., Neres, L. L. F. G., Guimarães, A. P. M., Neres, J. C. I., & Carvalho, A. V. (2018). Analfabetismo ambiental: a percepção dos docentes e discentes sobre o ambiente de uma escola do município de Guaraí-TO. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(1), 198–224. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.7179

Edição

Seção

Artigos