Qualidade da água do Rio Sorocaba (Sorocaba/SP) e sensibilizações educacionais nas escolas públicas municipais

Autores

  • Daniele Frascareli Instituto de Ciências e tecnologia- UNESP Sorocaba
  • Sheila Cardoso Silva Instituto de Ciências e tecnologia- UNESP Sorocaba
  • Amanda Pires Chaves Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Viviane Moschini Carlos Instituto de Ciências e tecnologia- UNESP Sorocaba

Palavras-chave:

sensibilização, educação ambiental, qualidade de água.

Resumo

Este artigo apresenta o projeto “Observando o Rio Sorocaba: União Pró-Tietê” que tem como objetivo o monitoramento da qualidade da água do Rio Sorocaba e o despertar de sensibilizações em alunos do ensino fundamental de escolas públicas do município de Sorocaba, por meio de aulas sobre Educação Ambiental (EA). O monitoramento contou com 113 coletas realizadas no período de 2006 a 2015, e indicou a piora da qualidade da água. Em relação à sensibilização da comunidade, desde 2006 o projeto capacitou aproximadamente 400 alunos de escolas municipais de Sorocaba. O projeto caminha atrelado ao curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Campus de Sorocaba, com as perspectivas de que aumentem as proporções das capacitações ao longo dos anos e de que o projeto continue sendo referência na área de EA da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Frascareli, Instituto de Ciências e tecnologia- UNESP Sorocaba

Atualmente é mestranda do programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da Unesp de Sorocaba. Graduada em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP Sorocaba. Tem experiência na área de Educação Ambiental e Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de reservatórios, contaminação por metais pesados e qualidade da água e sedimentos, gestão de recursos hídricos. Participou de intercâmbio estudantil na Universidade de Santiago de Compostela- Espanha e teve um projeto aprovado na Jornada Jóvenes Investigadores- Corrientes, Argentina (2013). Participou da organização de eventos, livros, artigos jornalísticos, artigos científicos e etc.

Sheila Cardoso Silva, Instituto de Ciências e tecnologia- UNESP Sorocaba

Pós doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista, Doutora e Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de reservatórios, contaminação por metais pesados e qualidade da água e sedimentos. Durante o primeiro semestre de 2011 efetuou estágio de doutoramento na Universidade técnica de Lisboa (Portugal Lisboa), com enfoque no sistema de gerenciamento recursos hídricos europeu.

Amanda Pires Chaves, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, no ano de 2012. Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física pelo Centro Universitário Uninter. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), bolsista Capes, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Superior, Formação de Professores e Docência Universitária.

Viviane Moschini Carlos, Instituto de Ciências e tecnologia- UNESP Sorocaba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1986), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Limnologia, Reservatório, Eutrofização, Fitoplâncton, Perifíton e Cianobactérias.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Frascareli, D., Silva, S. C., Chaves, A. P., & Carlos, V. M. (2016). Qualidade da água do Rio Sorocaba (Sorocaba/SP) e sensibilizações educacionais nas escolas públicas municipais. Ambiente &Amp; Educação, 21(1), 195–213. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5978

Edição

Seção

Artigos