A representação da crise hídrica pelos curitibanos
subsídios para Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15643Palavras-chave:
Bioética Ambiental, Educação ambiental, Espaços deliberativos, Vulnerabilidade, Serviços HídricosResumo
The representation of the water crisis in Curitiba: subsidies for Environmental Education
O protagonismo do cidadão diante do uso e gestão da água é fundamental para o enfrentamento e superação de momentos de crise, possíveis de ocorrerem mesmo em cidades reconhecidas pelo seu investimento em sustentabilidade, como Curitiba. Assim, objetivou-se caracterizar a representação da crise hídrica pelos curitibanos a partir de 288 questionários e 9 entrevistas. Foi identificado um público-alvo que compreende os condicionantes multifatoriais da crise hídrica, mas que ainda atribui a superação dos momentos emergenciais às atitudes individuais dos usuários finais. Diante desse cenário, as intervenções de educação ambiental precisam transpor o papel informativo e de sensibilização, investindo em conscientização comunitária, política e ética.
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