A representação da crise hídrica pelos curitibanos

subsídios para Educação Ambiental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15643

Keywords:

Bioética Ambiental, Educação ambiental, Espaços deliberativos, Vulnerabilidade, Serviços Hídricos

Abstract

The representation of the water crisis in Curitiba: subsidies for Environmental Education

O protagonismo do cidadão diante do uso e gestão da água é fundamental para o enfrentamento e superação de momentos de crise, possíveis de ocorrerem mesmo em cidades reconhecidas pelo seu investimento em sustentabilidade, como Curitiba. Assim, objetivou-se caracterizar a representação da crise hídrica pelos curitibanos a partir de 288 questionários e 9 entrevistas. Foi identificado um público-alvo que compreende os condicionantes multifatoriais da crise hídrica, mas que ainda atribui a superação dos momentos emergenciais às atitudes individuais dos usuários finais. Diante desse cenário, as intervenções de educação ambiental precisam transpor o papel informativo e de sensibilização, investindo em conscientização comunitária, política e ética.

 

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Author Biographies

Jaqueline Stramantino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Nutricionista PUCPR, Mestre em Bioética PPGB-PUCPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5382654068868896.

Marta Luciane Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Bacharel e Licenciada em Biologia PUCPR,  Artista Plástica FAP, Mestre e doutora em Zoologia UFPR, Pós-doutora em Ecologia Químia UFPR. Docente dos cursos de Biologia, Psicologia e Mestrado em Bioética, Escola de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ex coordenadora CEUa, Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia, Líder do grupo de Pesquisa Bioética Ambiental CNPq/PUCPR. lattes: http://lattes.cnpq.br/3200226780923332

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Published

2023-12-30

How to Cite

Stramantino, J., & Fischer, M. L. (2023). A representação da crise hídrica pelos curitibanos: subsídios para Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15643