A representação da crise hídrica pelos curitibanos

subsídios para Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15643

Palavras-chave:

Bioética Ambiental, Educação ambiental, Espaços deliberativos, Vulnerabilidade, Serviços Hídricos

Resumo

The representation of the water crisis in Curitiba: subsidies for Environmental Education

O protagonismo do cidadão diante do uso e gestão da água é fundamental para o enfrentamento e superação de momentos de crise, possíveis de ocorrerem mesmo em cidades reconhecidas pelo seu investimento em sustentabilidade, como Curitiba. Assim, objetivou-se caracterizar a representação da crise hídrica pelos curitibanos a partir de 288 questionários e 9 entrevistas. Foi identificado um público-alvo que compreende os condicionantes multifatoriais da crise hídrica, mas que ainda atribui a superação dos momentos emergenciais às atitudes individuais dos usuários finais. Diante desse cenário, as intervenções de educação ambiental precisam transpor o papel informativo e de sensibilização, investindo em conscientização comunitária, política e ética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Stramantino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Nutricionista PUCPR, Mestre em Bioética PPGB-PUCPR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5382654068868896.

Marta Fischer, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Bacharel e Licenciada em Biologia PUCPR,  Artista Plástica FAP, Mestre e doutora em Zoologia UFPR, Pós-doutora em Ecologia Químia UFPR. Docente dos cursos de Biologia, Psicologia e Mestrado em Bioética, Escola de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, ex coordenadora CEUa, Ex editora chefe da Revista Estudos de Biologia, Líder do grupo de Pesquisa Bioética Ambiental CNPq/PUCPR. lattes: http://lattes.cnpq.br/3200226780923332

Referências

AGENDA 2030. Objetivo de desenvolvimento sustentável 6 – água potável e saneamento. Disponível em: http://www.agenda2030.com.br/ods/6/. Acesso em: 08 de jan. 2023.

ALVES, Marcos Alexandre. Bioética e interdisciplinaridade: a relação entre educação e meio ambiente. Revista Teias, v. 22, n. 65, p. 73-85, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54617. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.54617

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Comitês de bacia hidrográfica. Brasília: ANA, 2012.

ANDRADE, Rafael Medeiros de. Conscientização e cooperação nos comportamentos pró-ambientais: a conservação da água em foco. Revista Terra e Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, Londrina, v. 37.n. 72. p. 206-230,2021.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar da Educação Básica 2021. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.

CAPELLARI, Adalberto; CAPELLARI, Marta Botti. A água como bem jurídico, econômico e social: A necessidade de proteção das nascentes. Cidades, comunidades e território, n. 36, p. 83-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2018.036.art06. DOI: https://doi.org/10.15847/citiescommunitiesterritories.jun2018.036.art06

CINI, Ricardo de Amorim; ROSANELI, Caroline Filla; FISCHER, Marta Luciane. Direito humano à água e bioética: revisão da literatura latino-americana com foco na realidade brasileira. Agua y Territorio, n. 14, p. 105-114, 2019. DOI: https://doi.org/10.17561/at.14.4450. DOI: https://doi.org/10.17561/at.14.4450

FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Como superar os desafios relacionados à água na agricultura. FAO no Brasil, 26 nov. 2020. Disponível em: https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1333398/. Acesso em: 3 ago. 2023.

FISCHER, Marta Luciane; CUNHA, Thiago Rocha da; ROSANELI, Caroline Filla; MOLINARI, Renata Bicudo; SGANZERLA, Anor. Crise hídrica em publicações científicas: olhares da bioética ambiental. Revista Ambiente & Água, v.11, n.3, p. 586-600, 2016. DOI: https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1879. DOI: https://doi.org/10.4136/ambi-agua.1879

FISCHER, Marta Luciane; STRAMANTINO, Jaqueline; LUMMERTZ, Thierry Betazzi; ROSANELI, Caroline Filla. Crise hídrica: a culpa é de quem? A percepção das responsabilidades em espaço de deliberação virtual. Caminhos de Diálogo, v.9, n.15, p. 225-247, 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p225-247. DOI: https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p225-247

FISCHER, Marta Luciane; RENK, Valquíria Elita; MOSER, Ana Maria; ARTIGAS, Natalia Aline Soares. Diálogos entre bioética e saúde global: análise de usuários e usos de parques urbanos como indicadores éticos na promoção de bem-estar. Cadernos Metrópole, v. 20, p. 471-492, 2018b. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4208. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2018-4208

FISCHER, Marta Luciane; ROSANELI, Caroline Filla; FARIAS, Marina Kobai; MARTINS, Gerson Zafalon. E-caminho do diálogo: ambientes virtuais como espaço coletivo de construção ética. Revista Bioética, v. 30, n. 2, p. 258-271, 2022c. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422022302523PT. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422022302523pt

FISCHER, Marta Luciane; ROSANELI, Caroline. Filla; FARIAS, Marina Kobai; ROCHA, Renata Cristina Alves da; SANCHES, Mario Antônio. Ética na pesquisa com seres humanos: instrumentos utilizados em pesquisas sobre a percepção social a respeito da pandemia covid-19. HOLOS, v. 3, 2022b. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2022.12931.

FISCHER, Marta Luciane; PAROLIN, Lays Cherobim; VIEIRA, Thalita Bastida; GARBADO, Flávia Roberta Amend. Bioética Ambiental e Educação Ambiental: levantando a reflexão a partir da percepção. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 12, n. 1, p. 58–84, 2017. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2271. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2271

FISCHER, Marta Luciane; ROSANELI, Caroline Filla; CUNHA, Thiago Rocha da; SGANZERLA, Anor; MOLINARI, Renata Bicudo; AMORI; Ricardo Cini de. Comunicações sobre a crise hídrica: a Internet como ferramenta de sensibilização ética. Sustainability in Debate, v. 9, n. 1, p. 158-171, 2018a. DOI: https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n1.2018.25756. DOI: https://doi.org/10.18472/SustDeb.v9n1.2018.25756

FISCHER, Marta Luciane; CUNHA, Thiago Rocha da; MOSER, Ana Maria; DINIZ, Ana Laura Furlan. Metodologias inovadoras no ensino da bioética para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Revista EDaPECI, v. 18, n. 2, p. 128-142, 2018c. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28052.128-142. DOI: https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.28052.128-142

FISCHER, Marta Luciane; ROSANELI, Caroline Filla. “Fome de água” e sua dimensão ambiental, biológica e bioética. Revista Inclusiones, v. 9, n. especial, p. 336-352, 2022a. DOI: https://doi.org/10.58210/fprc3402

FREITAS, Eliano de Souza Martins; DEL GAUDIO, Rogata Soares. Crise ecológica, escassez hídrica e ideologias: uma análise crítica da carta de 2070. Sociedade & Natureza, v. 27, n. 3, p. 439-451, set./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-451320150306. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-451320150306

FREITAS, Fernando Garcia de; MAGNABOSCO, Ana Lelia. Benefícios econômicos e sociais da expansão do saneamento no Brasil. São Paulo: Instituto Trata Brasil, 2017. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/beneficios-economicos-e-sociais-da-expansao-do-saneamento-brasileiro/. Acesso em: 17 jul. 2022.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; PLUYE, Pierre; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 2, p. 4-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Catálogo. [S.d.]. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/?utm_source=ibge&utm_medium=home&utm_campaign=portal. Acesso em: 4 jul. 2022.

INSITE. Grupo de Linguística da Insite. 2023. Disponível em: http://linguistica.insite.com.br/corpus.php. Acesso em: 21 abr. 2023.

IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. Estudos e Análises: diagnóstico regional. Curitiba: IPPUC, 2023. Disponível em: https://ippuc.org.br/estudos-e-analises. Acesso em: 21 jul. 2022.

ITB – Instituto Trata Brasil. Perdas de água potável (2022, ano base 2020): desafios para disponibilidade hídrica e avanço da eficiência do saneamento básico no Brasil. São Paulo: ITB, 2022. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/perdas-de-agua-2022/. Acesso em: 24 maio 2022.

ITB– Instituto Trata Brasil. Ranking do Saneamento Básico 2023. São Paulo: ITB, 2023. Disponível em: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/. Acesso em: 1 mar. de 2023.

JUNGES, José Roque. Cidades inclusivas, seguras, resilientes y sustentáveis: Análise crítica a partir da Bioética urbana. Revista Iberoamericana de Bioética, n. 13, p. 01-15, 15 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.14422/rib.i13.y2020.001. DOI: https://doi.org/10.14422/rib.i13.y2020.001

KLEBERS, Luan da Silvia.; PIPPI, Luis Guilherme Aita. Cidades biofílicas inteligentes: Um estudo sobre diretrizes deste conceito aplicado a cidades médias. Terr@ Plural, v. 13, n. 3, p. 434-445, 2019. DOI: https://doi.org/10.5212/TerraPlural.v.13i3.0028

LUMMERTZ, Thierry Betazzi; FISCHER, Marta Luciane. Ferramentas de comunicação na bioética e sua sinergia com a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 2, p. 69–87, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10462. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.10462

MACHADO-FILHO, Edson Alves. Aprendendo os conteúdos sobre água no ambiente através de oficina e cartilha pedagógica. Ambiente & Educação, v. 26, n. 1, p. 457-482, 2021.DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11313.

MODESTO, Monica Andrade; CRUZ, Felipe Alex Santiago. Reflexos do racismo ambiental na Pandemia de COVID-19 e o lugar da Educação Ambiental no enfrentamento à injustiça: considerações à luz do pensamento bourdieusiano. Ambiente & Educação, v. 26, n. 2, p. 102-133, 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i2.13501.

MORAES, Germana de Oliveira. O constitucionalismo ecocêntrico na américa latina, o bem viver e a nova visão das águas. R. Fac. Dir, v. 34, n.1, p. 123-55, 2013.

MORAIS, Hugo Belarmino de. Segurança hídrica para o capital e despojo múltiple em contextos de escassez: análise crítica sobre o novo caminho das águas no estado da paraíba, brasil. confluências| Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 21, n. 2, p. 135-156, 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/conflu.v21i2.34704. DOI: https://doi.org/10.22409/conflu21i2.p639

ONU- ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável, dizem o UNICEF e a OMS. 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/1-em-cada-3-pessoas-no-mundo-nao-tem-acesso-agua-potavel-dizem-unicef-oms. Acesso: 31 jul. 2022.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. ONU diz que acesso à água potável é direito humano. 2010. Disponível em: https://www.un.org/waterforlifedecade/pdf/human_right_to_water_and_sanitation_media_brief_por.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

ONU- ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Após três anos de COVID-19, vigilância e vacinação são a chave para acabar com a pandemia nas Américas. 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/9-3-2023-apos-tres-anos-covid-19-vigilancia-e-vacinacao-sao-chave-para-acabar-com-pandemia. Acesso em: 01 abr. 2023.

PONTES, Carlos Antônio Alves; SCHRAMM, Fermin Roland. Bioética da proteção e papel do Estado: problemas morais no acesso desigual à água potável. Cadernos de Saúde Pública, v. 20, p. 1319-1327, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000500026. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000500026

ROSANELI, Caroline Filla; FISCHER, Marta Luciane; SGANZELA, Anor; PAULO NETO, Alberto. Interação água e saúde global: uma questão bioética. Agua y Territorio, n. 19, e5471, 2022. DOI: https://doi.org/10.17561/at.19.5471. DOI: https://doi.org/10.17561/at.19.5471

ROSANELI, Caroline Filla; BROTTO, Aline Maran; PIERI, Lucas Guimarães; FISCHER, Marta Luciane. E o mar virou sertão? As vulnerabilidades da seca nas metrópoles. DRd-Desenvolvimento Regional em debate, v. 11, p. 250-274, 2021. DOI: https://doi.org/10.24302/drd.v11.3436. DOI: https://doi.org/10.24302/drd.v11.3436

ROSOLEM, Ciro Antônio. O mito da água gasta pelo agronegócio. Conselho Científico Agro Sustentável, 2022. Disponível em: https://agriculturasustentavel.org.br/o-mito-da-agua-gasta-pelo-agronegocio. Acesso em: 7 ago. 2022.

SANEPAR – Companhia de Saneamento do Paraná. Perfil. [S.d.]. Disponível em: https://site.sanepar.com.br/a-sanepar/perfil. Acesso em: 7 jan. 2023.

SANTOS, Évani Larisse; FRANZ, Nádia Mara; SIMÃO, Angelo Guimarães; TERNOSKI, Simão; SILVA, Christian Luiz da; SANTOS, Gilson Ditzel. Cidades inteligentes e sustentáveis: percepções sobre a cidade de Curitiba/PR a partir dos planos plurianuais de 2014 a 2021. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 14, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.014.e20210299. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.014.e20210299

SANTOS-JUNIOR, Robiran José; FISCHER, Marta Luciane. Reflexão sobre o uso sustentável dos recursos hídricos a partir de uma experiência com estudantes do ensino fundamental. Caminhos de Diálogo, v. 9, n. 15, p. 261-273, 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273. DOI: https://doi.org/10.7213/cd.a9n15p261-273

SANTOS, Márcia Pereira Alves dos; NERY, Joilda Silva; GOES, Emanuelle Freitas; SILVA, Alexandre da; SANTOS, Andreia Beatriz Silva dos; BATISTA, Luís Eduardo; ARAÚJO, Edna Maria de. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados: v. 34, n.99, p. 225.43. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.014. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.014

SCANTIMBURGO, André. O avanço do agronegócio e o aumento dos conflitos pelo uso da água. Leituras de Economia Política, Campinas, n. 24, p. 27-54, 2016.

SCHERWITZ, Débora Perilo. As visões antropocêntrica, biocêntrica e ecocêntrica do direito dos animais no Direito Ambiental. Revista Zumbi dos Palmares, v. 3, n. 1, 2015.

SOUZA, Daniela Faria de; ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de. Diálogos entre a Educação Ambiental e a aprendizagem baseada em problemas: uma proposta de intervenção sobre o uso da água com estudantes do Ensino Fundamental. Ambiente & Educação, v. 27, n. 2, p. 1–34, 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13459. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13459

STRAMANTINO, Jaqueline; FARIAS, Marina Kobai; ROSANELI, Caroline Filla; FISCHER, Marta Luciane. Água e cidades numa perspectiva de conhecimento acadêmico e popular relacionada aos recursos hídricos para cidades inteligentes. HOLOS, v. 4, 2022. DOI: https://10.15628/holos.2022.13961.

TAQUES, Rhuann Carlo Viero; LIMA, Djankaw Kilombola; MISE, Fabio Teruo. Aproximações entre a educação ambiental crítica e a práxis decolonial de Amílcar Cabral. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 1, p. 332-349, 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.13564

TUCCI, Carlos Eduardo Morelli. Gestão integrada das águas urbanas. Revista de Gestão de Água da América Latina, v.5, n.2, p. 71-81, 2008. DOI https://doi.org/10.1590/S0103-40142008000200007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142008000200007

VIANA, Mariana Porto; SOUZA, Ana Aparecida Almeida; NASCIMENTO, Lays Vieira. Gestão de Águas em Condomínio Residencial em Campina Grande: diagnóstico e intervenção para melhor utilização, captação e reuso. Revista de Arquitetura IMED, v. 8, n. 1, p. 59-76, 2019. DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i1.3274. DOI: https://doi.org/10.18256/2318-1109.2019.v8i1.3274

WORD CLOUD ART GENERATOR. WordArt. [S.d.]. Disponível em: https://wordart.com/. Acesso em: 13 jul. 2022.

WRIGHT, James Terence Coulter; GIOVINAZZO, Renata Alves. Delphi-uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de pesquisas em administração, v.1, n.12, p. 54-65, 2000.

ZAGO, Márcia Regina Rodrigues da Silva; OLIVEIRA, Susimara Gomes de; OLIVEIRA, Nívia Gomes Nascimento de; KRELLING, Lígia Marcelino; BORGES, Daniele Maria; SANTOS, Ana Aparecida Souza dos; SILVA, Maclovia Corrêa da; CASAGRANDE JUNIOR, Eloy Fassi; HÜLLER, Alexandre. Práticas de educação ambiental em escolas de tempo integral de CURITIBA/Paraná: um desafio no gerenciamento dos resíduos produzidos. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 68, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Stramantino, J., & Fischer, M. L. (2023). A representação da crise hídrica pelos curitibanos: subsídios para Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–31. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15643