Educação Ambiental e o Filme Avatar

O que dizem teses, dissertações e artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017

Palavras-chave:

Cinema e Meio Ambiente, Possibilidades Pedagógicas, Filme e Sensibilização Ambiental., Interdisciplinaridade, Educação Ambiental

Resumo

Environmental Education and the Avatar Movie: what theses, dissertations and scientific articles say

A questão ambiental no contexto educacional pode ser abordada por meio da utilização de recursos midiáticos, como os filmes cinematográficos. O cinema e a educação possuem uma relação didático-pedagógica histórica, fundamentada na capacidade de entreter e instruir por meio de narrativas ficcionais, tanto no cotidiano quanto em contextos formais de ensino. Neste estudo, foi realizada uma análise dos filmes Avatar (2009) e Avatar 2: O Caminho da Água (2022) com o objetivo de analisar sua viabilidade à promoção da sensibilização ambiental, segundo teses, dissertações e artigos científicos de pesquisadores brasileiros. Os termos utilizados para a pesquisa nas teses, dissertações e artigos foram "Educação Ambiental", "Filme" e "Avatar". De forma geral, os resultados indicaram a viabilidade da utilização de filmes com enfoque ambiental no contexto escolar, promovendo ações interdisciplinares que contribuem para a contextualização dos conteúdos, organização das práticas pedagógicas e avaliação do aprendizado.

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Biografia do Autor

Rosangela Araujo Xavier Fujii, UTFPR

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e licenciatura em Química pelo Centro Universitário UNINTER (2024), especialização em Pesquisa Educacional, pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (2009), mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, pelo Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Maringá (2011 e 2016). Professora da área de Ensino e Humanidades na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Santa Helena/Paraná. 

Guilherme Aparecido de Carvalho, UTFPR

Graduado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Câmpus Santa Helena, e agora mestrando e bolsista (CAPES) do programa de Pós Graduação - PPGRNS (Recursos Naturais e Sustentabilidade) (2024). 

 

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Araujo Xavier Fujii, R., & Aparecido de Carvalho, G. (2025). Educação Ambiental e o Filme Avatar : O que dizem teses, dissertações e artigos científicos . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017

Edição

Seção

Dossiê Temático - A Educação Ambiental em contextos educacionais formais e não formais: entre saberes e práticas