Educação Ambiental e o Filme Avatar
O que dizem teses, dissertações e artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017Palavras-chave:
Cinema e Meio Ambiente, Possibilidades Pedagógicas, Filme e Sensibilização Ambiental., Interdisciplinaridade, Educação AmbientalResumo
Environmental Education and the Avatar Movie: what theses, dissertations and scientific articles say
A questão ambiental no contexto educacional pode ser abordada por meio da utilização de recursos midiáticos, como os filmes cinematográficos. O cinema e a educação possuem uma relação didático-pedagógica histórica, fundamentada na capacidade de entreter e instruir por meio de narrativas ficcionais, tanto no cotidiano quanto em contextos formais de ensino. Neste estudo, foi realizada uma análise dos filmes Avatar (2009) e Avatar 2: O Caminho da Água (2022) com o objetivo de analisar sua viabilidade à promoção da sensibilização ambiental, segundo teses, dissertações e artigos científicos de pesquisadores brasileiros. Os termos utilizados para a pesquisa nas teses, dissertações e artigos foram "Educação Ambiental", "Filme" e "Avatar". De forma geral, os resultados indicaram a viabilidade da utilização de filmes com enfoque ambiental no contexto escolar, promovendo ações interdisciplinares que contribuem para a contextualização dos conteúdos, organização das práticas pedagógicas e avaliação do aprendizado.
Downloads
Referências
ALVES, André M.; FREIRE, Janaina F.; CALASANS, Taíssa A. S.; SANTOS, Galileu R.; COELHO, Andressa S. A fauna de AVATAR e sua potencialidade para o ensino de Ciências Biológicas. Revista A Bruxa: uma revista de biologia cultural, Rio de Janeiro. v. 7, n. 6, p. 79-89, 2023. Disponivel em: https://www.researchgate.net/profile/Andre-Alves-22/publication/372622723_The_fauna_of_AVATAR_and_its_potential_for_teaching_Biological_Sciences/links/64c0454e8de7ed28bac2e285/The-fauna-of-AVATAR-and-its-potential-for-teaching-Biological-Sciences.pdf. Acesso em 20 maio 2024.
BERNARDES, Adriana O.; PORTELLA, Andressa F. Utilizando recursos lúdicos no ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do filme Avatar. Anais... V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, Niterói, 2018.
CARVALHO, Guilherme A. D.; WALKER, Maristela R.: FUJII, Rosangela A. X. Avatar 2–o caminho da água e a educação ambiental (EA): perspectivas pedagógicas a partir da BNCC. Anais... I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2023, p. 181-206.
COLLA, Rodrigo A. Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 192-206, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/download/13268/11336. Acesso em 20 maio 2024
COLLA, Rodrigo A. Cinema e Educação Ambiental: interlocuções a partir de um estudo de recepção do filme Avatar. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/download/65021368/COLLA_Rodrigo_Avila._Cinema_e_Educacao_Ambiental_interlocucoes_a_partir_de_um_estudo_de_recepcao_do_filme_Avatar.pdf. Acesso em 19 maio 2024.
CORDEIRO, Alexander M.; OLIVEIRA, Glória M. D.; RENTERIA, Juan M.; GUIMARÃES Carlos A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do colégio brasileiro de cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 maio 2024.
COSTA, Darlea A. D. S. E. D. Cinema como recurso tecnológico para o ensino de competências socioemocionais. 316 f. Dissertação (Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Manaus, 2017.
COSTA, Greciely C. Discurso de divulgação científica cinematográfica: apontamentos sobre uma ciência encenada. In: SCHERER, Amanda E.; PETRI, V. (orgs.) Tecnologias de linguagem e produção do conhecimento. Santa Maria: Editora PPGL, v. 2, 2009, p. 78-90.
COSTA, Lucas C.; PEREIRA, Joyce P.S.; PINHEIRO, Ana L. F.; DE BARROS, Marcelo D. M.; DE MELLO, Madalena. Guia do educador para o filme avatar: abordando a educação ambiental através de um filme comercial. Revista Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon. v. 19, n. 38, 2023, p. 164-198. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/31287/22442. Acesso em 15 maio 2024.
LAYRARGUES, Philippe P.; LIMA, Gustavo F. D. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23–40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?fomat=pdf&lang=pt. Acesso em 15 maio 2024
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.
LIMA, Telma C. S. D.; MIOTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. Acesso em: 30 maio 2023.
MINAYO, MARIA C. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, MARIA C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.
PERSICH, Gracieli D. O.; SCHEID, Neusa M. J.; HILGERT, Marla R. O cinema como recurso didático: utilizando o filme “Avatar” em aulas de biologia. Revista da SBEnBio, Fortaleza. n. 3, p. 3300-308, 2010. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/III_Enebio/C124.pdf. Acesso em 10 maio 2024.
SANTOS, Amanda R. D. A interdisciplinaridade como objeto para formação cidadã: um estudo de caso baseado no filme Avatar. 145 f. Dissertação (Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica. Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, Wagner F. D. O filme de ficção Avatar e o ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 141 f. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2019.
SANTOS, Wagner J. D.; SILVA, Ivanderson P. D. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus. v. 13, n. 28, 2017, p. 51-63. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6318122.pdf. Acesso em 10 maio 2024.
SILVA, Madalena D. M. S. Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico. 176 f. Tese (Ensino em Biociências e Saúde) - fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2019.
SILVEIRA, Ludmila C. D. O giro ambiental e o cinema hollywoodiano: um estudo de caso a partir do filme Avatar. 118f. Dissertação (História) - Universidade Federal de Goiás Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Goiás, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosangela Araujo Xavier Fujii, Guilherme Aparecido de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.