Educação Ambiental e o Filme Avatar

O que dizem teses, dissertações e artigos científicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017

Keywords:

Cinema e Meio Ambiente, Possibilidades Pedagógicas, Filme e Sensibilização Ambiental., Interdisciplinaridade, Educação Ambiental

Abstract

The environmental problem in the educational context can occur through the use of media resources, such as cinematographic films. Cinema and education have a long-standing didactic-pedagogical approach relationship and presents as a foundation, the power to entertain and teach through a fictitious narrative, whether in the everyday environment or in formal teaching environments, such as school. In this sense, the present work was directed to the analysis of the film Avatar (2009) and Avatar 2 - The Way of Water (2012) for environmental awareness, according to theses, dissertations and brasilian scientific articles. The terms "Environmental Education", "Movie" and "Avatar" were used as search descriptors. In general, the study showed the possibility of using films focusing on environmental education, in a school environment, for interdisciplinary actions related to the contextualization of subjects, organization of teaching and verification of learning.

Downloads

Author Biographies

Rosangela Araujo Xavier Fujii, UTFPR

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e licenciatura em Química pelo Centro Universitário UNINTER (2024), especialização em Pesquisa Educacional, pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (2009), mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, pelo Centro de Ciências Exatas, da Universidade Estadual de Maringá (2011 e 2016). Professora da área de Ensino e Humanidades na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Santa Helena/Paraná. 

Guilherme Aparecido de Carvalho, UTFPR

Graduated in Biological Sciences from the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) Santa Helena campus, Master's degree in Natural Resources and Sustainability (PPGRN-UTFPR) gui.carvalho.gui@gmail.com

References

ALVES, André M.; FREIRE, Janaina F.; CALASANS, Taíssa A. S.; SANTOS, Galileu R.; COELHO, Andressa S. A fauna de AVATAR e sua potencialidade para o ensino de Ciências Biológicas. Revista A Bruxa: uma revista de biologia cultural, Rio de Janeiro. v. 7, n. 6, p. 79-89, 2023. Disponivel em: https://www.researchgate.net/profile/Andre-Alves-22/publication/372622723_The_fauna_of_AVATAR_and_its_potential_for_teaching_Biological_Sciences/links/64c0454e8de7ed28bac2e285/The-fauna-of-AVATAR-and-its-potential-for-teaching-Biological-Sciences.pdf. Acesso em 20 maio 2024.

BERNARDES, Adriana O.; PORTELLA, Andressa F. Utilizando recursos lúdicos no ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do filme Avatar. Anais... V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, Niterói, 2018.

CARVALHO, Guilherme A. D.; WALKER, Maristela R.: FUJII, Rosangela A. X. Avatar 2–o caminho da água e a educação ambiental (EA): perspectivas pedagógicas a partir da BNCC. Anais... I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2023, p. 181-206.

COLLA, Rodrigo A. Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 192-206, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/download/13268/11336. Acesso em 20 maio 2024

COLLA, Rodrigo A. Cinema e Educação Ambiental: interlocuções a partir de um estudo de recepção do filme Avatar. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/download/65021368/COLLA_Rodrigo_Avila._Cinema_e_Educacao_Ambiental_interlocucoes_a_partir_de_um_estudo_de_recepcao_do_filme_Avatar.pdf. Acesso em 19 maio 2024.

CORDEIRO, Alexander M.; OLIVEIRA, Glória M. D.; RENTERIA, Juan M.; GUIMARÃES Carlos A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do colégio brasileiro de cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 maio 2024.

COSTA, Darlea A. D. S. E. D. Cinema como recurso tecnológico para o ensino de competências socioemocionais. 316 f. Dissertação (Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Manaus, 2017.

COSTA, Greciely C. Discurso de divulgação científica cinematográfica: apontamentos sobre uma ciência encenada. In: SCHERER, Amanda E.; PETRI, V. (orgs.) Tecnologias de linguagem e produção do conhecimento. Santa Maria: Editora PPGL, v. 2, 2009, p. 78-90.

COSTA, Lucas C.; PEREIRA, Joyce P.S.; PINHEIRO, Ana L. F.; DE BARROS, Marcelo D. M.; DE MELLO, Madalena. Guia do educador para o filme avatar: abordando a educação ambiental através de um filme comercial. Revista Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon. v. 19, n. 38, 2023, p. 164-198. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/31287/22442. Acesso em 15 maio 2024.

LAYRARGUES, Philippe P.; LIMA, Gustavo F. D. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23–40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?fomat=pdf&lang=pt. Acesso em 15 maio 2024

LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.

LIMA, Telma C. S. D.; MIOTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. Acesso em: 30 maio 2023.

MINAYO, MARIA C. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, MARIA C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.

PERSICH, Gracieli D. O.; SCHEID, Neusa M. J.; HILGERT, Marla R. O cinema como recurso didático: utilizando o filme “Avatar” em aulas de biologia. Revista da SBEnBio, Fortaleza. n. 3, p. 3300-308, 2010. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/III_Enebio/C124.pdf. Acesso em 10 maio 2024.

SANTOS, Amanda R. D. A interdisciplinaridade como objeto para formação cidadã: um estudo de caso baseado no filme Avatar. 145 f. Dissertação (Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica. Rio de Janeiro, 2020.

SANTOS, Wagner F. D. O filme de ficção Avatar e o ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 141 f. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2019.

SANTOS, Wagner J. D.; SILVA, Ivanderson P. D. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus. v. 13, n. 28, 2017, p. 51-63. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6318122.pdf. Acesso em 10 maio 2024.

SILVA, Madalena D. M. S. Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico. 176 f. Tese (Ensino em Biociências e Saúde) - fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2019.

SILVEIRA, Ludmila C. D. O giro ambiental e o cinema hollywoodiano: um estudo de caso a partir do filme Avatar. 118f. Dissertação (História) - Universidade Federal de Goiás Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Goiás, 2020.

Published

2025-02-28

How to Cite

Araujo Xavier Fujii, R., & Aparecido de Carvalho, G. (2025). Educação Ambiental e o Filme Avatar : O que dizem teses, dissertações e artigos científicos . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(2), 1–25. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017

Issue

Section

Dossiê Temático - A Educação Ambiental em contextos educacionais formais e não formais: entre saberes e práticas