Educação Ambiental e o Filme Avatar
O que dizem teses, dissertações e artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i2.18017Palabras clave:
Cine y Medio Ambiente, Posibilidades Pedagógicas, Cine y conciencia ambientalResumen
Los problemas ambientales en el contexto educativo pueden ocurrir a través del uso de recursos mediáticos, como las películas cinematográficas. El cine y la educación tienen una relación didáctico-pedagógica de larga data y tienen como fundamento el poder de entretener y enseñar a través de una narrativa ficticia, ya sea en el entorno cotidiano o en entornos formales de enseñanza, como la escuela. En este sentido, este trabajo tuvo como objetivo analizar las películas Avatar (2009) y Avatar 2 - The Water Path (2012) para crear conciencia ambiental, según tesis, disertaciones y artículos científicos brasileños. Como descriptores de búsqueda se utilizaron los términos “Educación Ambiental”, “Film” y “Avatar”. En general, el estudio destacó la posibilidad de utilizar películas con enfoque de educación ambiental, en el ámbito escolar, para acciones interdisciplinarias relacionadas con la contextualización de las materias, la organización de la enseñanza y la verificación del aprendizaje.
Descargas
Citas
ALVES, André M.; FREIRE, Janaina F.; CALASANS, Taíssa A. S.; SANTOS, Galileu R.; COELHO, Andressa S. A fauna de AVATAR e sua potencialidade para o ensino de Ciências Biológicas. Revista A Bruxa: uma revista de biologia cultural, Rio de Janeiro. v. 7, n. 6, p. 79-89, 2023. Disponivel em: https://www.researchgate.net/profile/Andre-Alves-22/publication/372622723_The_fauna_of_AVATAR_and_its_potential_for_teaching_Biological_Sciences/links/64c0454e8de7ed28bac2e285/The-fauna-of-AVATAR-and-its-potential-for-teaching-Biological-Sciences.pdf. Acesso em 20 maio 2024.
BERNARDES, Adriana O.; PORTELLA, Andressa F. Utilizando recursos lúdicos no ensino médio: uma experiência de inserção da astrobiologia a partir do filme Avatar. Anais... V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, Niterói, 2018.
CARVALHO, Guilherme A. D.; WALKER, Maristela R.: FUJII, Rosangela A. X. Avatar 2–o caminho da água e a educação ambiental (EA): perspectivas pedagógicas a partir da BNCC. Anais... I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2023, p. 181-206.
COLLA, Rodrigo A. Cinema e Educação Ambiental: a experienciação do ambiente fílmico como alternativa para a sensibilização ecológica. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 14, n. 2, p. 192-206, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/download/13268/11336. Acesso em 20 maio 2024
COLLA, Rodrigo A. Cinema e Educação Ambiental: interlocuções a partir de um estudo de recepção do filme Avatar. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/download/65021368/COLLA_Rodrigo_Avila._Cinema_e_Educacao_Ambiental_interlocucoes_a_partir_de_um_estudo_de_recepcao_do_filme_Avatar.pdf. Acesso em 19 maio 2024.
CORDEIRO, Alexander M.; OLIVEIRA, Glória M. D.; RENTERIA, Juan M.; GUIMARÃES Carlos A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do colégio brasileiro de cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 34, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 maio 2024.
COSTA, Darlea A. D. S. E. D. Cinema como recurso tecnológico para o ensino de competências socioemocionais. 316 f. Dissertação (Ensino Tecnológico) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Manaus, 2017.
COSTA, Greciely C. Discurso de divulgação científica cinematográfica: apontamentos sobre uma ciência encenada. In: SCHERER, Amanda E.; PETRI, V. (orgs.) Tecnologias de linguagem e produção do conhecimento. Santa Maria: Editora PPGL, v. 2, 2009, p. 78-90.
COSTA, Lucas C.; PEREIRA, Joyce P.S.; PINHEIRO, Ana L. F.; DE BARROS, Marcelo D. M.; DE MELLO, Madalena. Guia do educador para o filme avatar: abordando a educação ambiental através de um filme comercial. Revista Espaço Plural, Marechal Cândido Rondon. v. 19, n. 38, 2023, p. 164-198. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/download/31287/22442. Acesso em 15 maio 2024.
LAYRARGUES, Philippe P.; LIMA, Gustavo F. D. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23–40, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/?fomat=pdf&lang=pt. Acesso em 15 maio 2024
LEFF, Henrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2002.
LIMA, Telma C. S. D.; MIOTO, Regina C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe. Acesso em: 30 maio 2023.
MINAYO, MARIA C. Ciência, técnica e arte: o desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, MARIA C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 09-30.
PERSICH, Gracieli D. O.; SCHEID, Neusa M. J.; HILGERT, Marla R. O cinema como recurso didático: utilizando o filme “Avatar” em aulas de biologia. Revista da SBEnBio, Fortaleza. n. 3, p. 3300-308, 2010. Disponível em: https://sbenbio.org.br/publicacoes/anais/III_Enebio/C124.pdf. Acesso em 10 maio 2024.
SANTOS, Amanda R. D. A interdisciplinaridade como objeto para formação cidadã: um estudo de caso baseado no filme Avatar. 145 f. Dissertação (Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica. Rio de Janeiro, 2020.
SANTOS, Wagner F. D. O filme de ficção Avatar e o ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 141 f. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2019.
SANTOS, Wagner J. D.; SILVA, Ivanderson P. D. Potencialidades do filme de ficção Avatar para a alfabetização científica dos sujeitos no contexto da educação básica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus. v. 13, n. 28, 2017, p. 51-63. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6318122.pdf. Acesso em 10 maio 2024.
SILVA, Madalena D. M. S. Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico. 176 f. Tese (Ensino em Biociências e Saúde) - fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2019.
SILVEIRA, Ludmila C. D. O giro ambiental e o cinema hollywoodiano: um estudo de caso a partir do filme Avatar. 118f. Dissertação (História) - Universidade Federal de Goiás Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Goiás, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Rosangela Araujo Xavier Fujii, Guilherme Aparecido de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.