CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE INVERTEBRADOS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LITORÂNEA NO NORDESTE DO BRASIL
Palavras-chave:
Ações educativas, Sentimento de Pertencimento, APA Jenipabu, Rio Grande do NorteResumo
O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-10-24
Como Citar
da Silva, L. O., & Araújo-de-Almeida, E. (2013). CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE INVERTEBRADOS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LITORÂNEA NO NORDESTE DO BRASIL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 18(1), 25–42. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2673
Edição
Seção
Artigos