CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE INVERTEBRADOS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LITORÂNEA NO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Leonardo Oliveira da Silva
  • Elineí Araújo-de-Almeida

Palavras-chave:

Ações educativas, Sentimento de Pertencimento, APA Jenipabu, Rio Grande do Norte

Resumo

O foco deste trabalho é mostrar a importância da pesquisa-ação, no contexto de ensino-aprendizagem, associada à construção de conhecimentos que envolvem o estudo dos invertebrados e sua conservação, no contexto de uma Unidade de Conservação da Natureza (UCN) costeira. Ações de sensibilização ambiental em campo, voltadas ao objetivo de desenvolver o sentimento de pertencimento dos atores envolvidos na pesquisa, foram enfatizadas neste estudo. A investigação foi direcionada a alunos da Escola Municipal Sérgio Oliveira de Aguiar (EMSOA), localizada no distrito de Jenipabu, interior da Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), no Rio Grande do Norte. A escola contempla o Ensino Fundamental I e Fundamental II, no entanto a pesquisa foi desenvolvida somente com os alunos do Ensino Fundamental II. O intuito foi diagnosticar o contexto e promover ações de sensibilização para tornar esses alunos agentes multiplicadores da importância daquela Unidade de Conservação. Após as coletas de dados iniciais de campo, concluiu-se a pesquisa com uma atividade de síntese aplicada aos alunos, que envolveu a construção do conhecimento apreendido no decorrer do processo investigativo. A análise das respostas dadas aos questionários e das produções escritas mostrou que houve qualidade no que respeita à motivação em prol da APAJ e, além disso, evidenciou-se uma cooperação com profissionais vinculados àquela Unidade de Conservação da Natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Oliveira da Silva

Biólogo, Especialista em Educação e Sustentabilidade Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Especialista em Gestão Ambiental – Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – UFRN.

Elineí Araújo-de-Almeida

Bióloga, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas e Professora do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Como Citar

da Silva, L. O., & Araújo-de-Almeida, E. (2013). CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DE INVERTEBRADOS EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LITORÂNEA NO NORDESTE DO BRASIL. Ambiente &Amp; Educação, 18(1), 25–42. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2673

Edição

Seção

Artigos