A questão da sustentabilidade nos Cursos Técnicos em Administração Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

o que sinalizam os currículos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14948

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Currículo, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

The issue of sustainability in technical courses in administration integrated to High School at the Federal institute of Rio Grande do Sul: what do the curriculums signal?

Este estudo teve como objetivo analisar o currículo dos Cursos Técnicos em Administração Integrados ao Ensino Médio (CTAIEM) Instituto Federal do Rio Grande do Sul de maneira a identificar como são apresentados os princípios da educação para a sustentabilidade. Metodologicamente, apoiou-se em fontes documentais e caracteriza-se, assim, como uma pesquisa exploratória é eminentemente qualitativa. Utilizou-se da proposição de Raufflet (2006), que identifica três níveis de inserção da noção de sustentabilidade nas atividades curriculares dos cursos. Os resultados mostram que os currículos dos CTAIEM  evidenciam a implementação parcial de ações e estratégias educacionais concretas que expressam um educar para a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Diego Gonzales Chevarria

É Doutor em Administração, ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui também Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007). Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Farroupilha. Atuou como Professor EBTT no Instituto Federal Sul Riograndense, Instituto Federal Farroupilha, Professor Visitante na Universidade Federal de Pelotas na área de administração pública, e como Professor Adjunto na área de negócios internacionais, estratégia, gestão e marketing no Centro Universitário FADERGS, UniRitter e na Universidade Feevale. Atuou também por mais de 15 anos, como gestor de contratos de tecnologia e engenharia, e no desenvolvimento de mercados nacionais e internacionais, na Petróleo Brasileiro S.A ? Petrobras e Banco do Brasil. Tem interesse de pesquisa em inovação e difusão de tecnologia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em desenvolvimento de mercado internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios internacionais, negociação e planejamento.  Atua como Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. 

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Currículo Integrado. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil. É professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT - IA - IFSC. Avaliadora BASis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira , Brasil

 

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Chevarria, D. G. ., & Pasqualli, R. (2023). A questão da sustentabilidade nos Cursos Técnicos em Administração Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul: o que sinalizam os currículos?. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(1), 1–27. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.14948