Uma experiência na introdução da temática ambiental na formação de professores para o ensino fundamental

Amélia dos Santos, Gisela Yuka Shimizu, Doris Mariani

Resumo


A crescente série de problemas relacionados com as diversas formas de degradação ambiental e as conseqüências diretas sobre a qualidade de vida vem despertando nas pessoas uma atenção maior na busca por formas de enfrentar e resolver tais questões. No entanto, esta busca esbarra na falta do estabelecimento de políticas claras e específicas que possibilitem, na prática, o desenvolvimento de um trabalho em Educação Ambiental. Este deveria envolver não somente a escola, mas a sociedade como um todo, no sentido de formar pessoas preocupadas, conscientes e responsáveis pelo ambiente onde vivem. Como conseqüência, observa-se uma crescente insegurança Np “como” e “o que” se trabalhar em Educação Ambiental, abrindo espaço ao surgimento de atividades sob a mesma denominação, mas com objetivos diferentes e muitas vezes até mesmo conflitantes com os conceitos de Educação e Ambiente. Por outro lado, observa-se um grande interesse na busca por informações e esclarecimentos. Dessa forma, esta experiência tratou da introdução da temática ambiental na formação de alunos do quadro do Magistério, futuros professores do Ensino Fundamental. Utilizou-se para tal uma abordagem em que se procurou sempre a reflexão e a discussão como principais estratégias na mediação do conhecimento. Essa abordagem teve a finalidade de se construir representações do Ambiente e da Educação que pudessem vir a embasar um trabalho coerente e realista em Educação Ambiental. Assim, foi possível refletir sobre: (1) a caminhada do Homem na Terra e os conseqüentes impactos causados; (2) as diferentes percepções culturais do Ambiente e o valor de cada uma delas; (3) o ambiente individual e coletivo próximos; (4) os conceitos ecológicos que norteiam teorias e ações de gestão ambiental; e finalmente, (5) a vivencia e analise crítica de algumas práticas existentes. este trabalho sugeriu uma opção de abordagem na introdução desta temática, abrindo espaço para a reflexão. Ao concluir as atividades, notou-se nos participantes uma clara mudança na percepção e postura em relação ao ambiente.

Palavras-chave


Educação ambiental; ensino fundamental; formação de professores

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter