Cultura ambiental no território caipira: elementos e possibilidades na formação de educadores ambientais na perspectiva da Pedagogia histórico-crítica

Fábio Fernandes Villela

Resumo


O texto aborda a reorganização do trabalho educativo na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e a formação de educadoras ambientais presente no projeto de ensino-pesquisa-extensão intitulado: “Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista”. O projeto tem por objetivo trabalhar com a cultura ambiental do noroeste paulista – SP, do ponto de vista do seu desenvolvimento sustentável. Tem como objeto o “território caipira”, construção social e identidade cultural do noroeste paulista – SP. Este texto apresenta alguns resultados do projeto: (1) a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo, bem como (2) a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens.

Palavras-chave


Cultura Ambiental; Formação de Educadoras; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Qualificação Profissional; Educação do Campo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7320

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Flag Counter