Percepção de estudantes do ensino médio e técnico sobre Educação Ambiental

formação crítica e cidadã para a sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17870

Palavras-chave:

meio ambiente, ensino, aprendizagem, pesquisa

Resumo

Perception of High School and Technical Students on Environmental Education: Critical and Citizen Formation for Sustainability

A Educação Ambiental busca desenvolver a consciência crítica sobre as interações entre os seres humanos e o meio ambiente. Porém, essa abordagem tem realmente despertado nos estudantes a necessidade de preservação ambiental? Este artigo avaliou a percepção de 156 alunos do ensino médio e técnico sobre a Educação Ambiental e sua importância na mobilização para a sustentabilidade. A pesquisa foi conduzida por questionário semiestruturado, fundamentando-se em autores como Aguina et al. (2022) e Dias (2000). Os resultados mostraram que os estudantes reconhecem sua relevância para a formação cidadã, mas apontam a necessidade de reformular as estratégias de ensino. Aproximar a Educação Ambiental do cotidiano e do contexto social pode fortalecer a conexão entre teoria e prática, incentivando ações concretas para a preservação ambiental.

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Biografia do Autor

Adriano Jefferson Soares Modesto , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

É 3º Sargento da Polícia Militar do Estado do Pará; Especialista em Perícia Criminal pela Universidade Estácio de Sá; Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA; Bacharel em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA; Cursando  Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Matheus de Souza Dias, Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO)

Professor de Biologia/Ciências e servidor público efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC/TO). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente cursa especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química e Metodologia do Ensino de Biologia e Física pelo Instituto Século XXI, além de especialização em Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Também está cursando bacharelado em Farmácia e Licenciatura em Pedagogia pelo mesmo centro universitário. 

Suezilde da Conceição Amaral Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

É professora doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém, atuando na graduação em Ciências Biológicas e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT, também atua no IFPA - Campus Castanhal nos Programas de Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Negócios Agroalimentares e Programas de Doutorado em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares. Também atua como professora na Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Modesto , A. J. S., Dias, M. de S., & Ribeiro, S. . da C. A. (2025). Percepção de estudantes do ensino médio e técnico sobre Educação Ambiental: formação crítica e cidadã para a sustentabilidade. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 30(1), 1–22. https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17870

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