Como a formação acadêmica pode contribuir na compreensão de meio ambiente e educação ambiental?
DOI:
https://doi.org/10.63595/ambeduc.v30i1.17919Palavras-chave:
Educação ambiental crítica, interdisciplinaridade, licenciatura.Resumo
How does academic training contribute to understanding the environment and environmental education?
Destaca-se o papel do professor na mediação da educação ambiental (EA) entre universidade e sociedade, pautada no pensamento crítico para a transformação social. Dessa forma, o estudo envolveu 50 estudantes de 5 cursos da Universidade Federal do Piauí para analisar como a formação acadêmica pode contribuir na compreensão de meio ambiente e EA. As entrevistas da pesquisa quanti-qualitativa foram realizadas durante a pandemia da Covid-19 em fevereiro de 2020, por formulário online no Google Meet. Ao menos um estudante de cada curso demonstrou criticidade sobre problemáticas socioambientais, com destaque para Artes Visuais e Pedagogia, visto que cursos de ciências humanas e educação detêm historicamente o papel de formação crítica. Predominam concepções de meio ambiente abrangente, mas uma EA com carência de abordagem crítica. Assim, a inserção da EA transversal e interdisciplinar em todos os cursos de ensino superior pode ajudar a superar visões reducionistas de meio ambiente.
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