Cartas Pedagógicas como estratégia didática e prática de formação sensível de professores/as para uma Educação Estético-Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i1.14286Palavras-chave:
Educação estético-ambiental; Formação de professores/as; Educação sensível; Cartas pedagógicas; Ensino remoto emergencial.Resumo
O presente artigo apresenta a discussão de intervenção pedagógica ocorrida na disciplina “Tópicos de educação estético-ambiental”, nos cursos de Licenciaturas Línguas Adicionais: Inglês, Espanhol e respectivas literaturas e Química, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em 2020/2. O objetivo foi promover uma formação com base na sensibilização e na humanização. O gênero textual carta pedagógica foi escolhido como meio de comunicação para promover interação entre os/as estudantes. A metodologia da leitura das cartas foi contraponto à celeridade da comunicação estabelecida nos meios de comunicação tecnológicos, especialmente no contexto do ensino remoto e, ainda, uma forma de vazão dos sentimentos em relação à docência, culminando com o estabelecimento de relações com as emoções constitutivas da futura carreira, valorização dos afetos e saberes sensíveis e motivação aos futuros docentes.
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