Primeira infância e natureza

investigação da percepção ambiental no contexto escolar

Autores

  • Graciele Cristiane Rambo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Programa de Pós Graduação Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável
  • Marli Renate von Borstel Roesler Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11593

Palavras-chave:

Natureza, Escola, Primeira Infância.

Resumo

A presente pesquisa intentou analisar a relação da criança com o meio natural durante a Primeira Infância, bem como, a percepção de natureza que esta tem estabelecido e significado em sua vida cotidiana dentro dos espaços escolares. Para tanto, como metodologia de trabalho optou-se pelo levantamento bibliográfico de cunho teórico e científico aliados a pesquisa de campo, o qual visou o levantamento de informações por meio de registros iconográficos. Mediante os dados levantados pode-se evidenciar o quanto é importante a valorização e disponibilidade de espaços naturalizados no ambiente escolar. No entanto, para que isso ocorra se faz necessário uma mudança de paradigma dentro das instituições de ensino, para que se possa olhar os ‘espaços abertos’ como um lugar de movimento, interação e descontração, onde por intermédio do brincar se é permitido conhecer e vivenciar o convívio cuidadoso com todas as formas de vida.

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Biografia do Autor

Graciele Cristiane Rambo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Programa de Pós Graduação Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável

Professora e Pedagoga, formada em História e Pedagogia, com pós graduação em Ed. Especial, mestrado concluído em Desenvolvimento Rural Sustentável (Unioeste) e mestranda no Programa de Ciências Ambiental (Unioeste)

Marli Renate von Borstel Roesler, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), pós-doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012). Professora associada (nível C) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná no Curso de Graduação em Serviço Social - UNIOESTE/Toledo,Docente Permanente no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Rural Sustentável - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon, Pós-Graduação (Mestrado) em Serviço Social - Unioeste/Toledo e Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências Ambientais - Unioeste/Toledo. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social no Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos do serviço social, políticas ambientais e formação em educação ambiental, saneamento básico, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e novos direitos. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Ambientais e Sustentabilidade - GEPPAS (UNIOESTE); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Urbanização, Cidade e Meio Ambiente, UFPR - Linha de Pesquisa: Natureza, sociedade e mudanças globais: riscos, vulnerabilidades. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - Linha: Sustentabilidade Rural. Ex-Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Serviço Social da UNIOESTE, Área Temática: Meio Ambiente e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2013-2019). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado, Unioeste, Campus de Toledo - Gestão 2015-2017 e Gestão: 2019-2021.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

Rambo, G. C., & von Borstel Roesler, M. R. (2021). Primeira infância e natureza : investigação da percepção ambiental no contexto escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 26(1), 513–540. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v26i1.11593