Aplicação da teoria de Jonh Dewey na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i3.17115Palavras-chave:
Meio, Natureza, Instrumentalismo, Democracia, Ética AmbientalResumo
Applying Jonh Dewey's theory to environmental education
O artigo propõe-se a responder se a aplicação da teoria de John Dewey fundamentada no instrumentalismo proporcionam no âmbito da Educação Ambiental um agir ético ambiental dos educandos. Deste modo, objetiva-se investigar se a formação democrática e crítica discente que age a partir da prática da pesquisa pode de fato implicar numa transformação social para a preservação do meio ambiente. A abordagem foi hipotético-dedutiva com análise metodológica da revisão da literatura bibliográfica, tendo como marco teórico o livro Democracia e Educação de Dewey (1979) e Epistemologia Ambiental de Leff (2002). Concluiu-se ser essencial à luz da teoria de Dewey o financiamento do governo em laboratórios, e de pesquisas em diferentes ambientes de teor prático reflexivo em Educação Ambiental, na geração de novos conhecimentos, objetivando a transformação social para a preservação do meio ambiente.
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