Trilha da vida: re-descobrindo a natureza com os sentidos

Autores

  • José Matarezi

Palavras-chave:

Educação Ambiental Comunitária, Unidades de Conservação, Transdisciplinares, Experimentos Educacionais

Resumo

A Trilha da Vida: re-descobrindo a natureza com sentido com os Sentidos é um experimento educacional transdisciplinar, criado e desenvolvido pelo Laboratório de Educação Ambiental em Áreas Costeiras (LEA/CTTMar/UNIVALI) desde 1997, no qual as pessoas vivenciam diferentes situações de olhos vendados , exercendo intensamente o tato, olfato, paladar e audição. Mediante experimentos de primeira mão, busca-se sensibilizar as pessoas, despertando uma consciência crítica das inter-relações históricas entre a sociedade históricas entre a sociedade e a natureza enquanto atividade de Educação Ambiental em nível inter e transdisciplinar. Pretende-se também promover a integração homem-natureza, por meio de uma experiência concreta, num ambiente de Floresta Atlântica e ecossistemas costeiros associados enquanto atividade de Educação Ambiental (EA) Comunitária e em Unidades de Conservação. Especificamente, busca-se integrar atividades educativas, terapêuticas e conservacionistas, bem como desenvolver metodologias em Percepção e Educação Ambiental, a partir de Trilhas Interpretativas e “Perceptivas” concebidas como “Experimentos Educacionais Transdisciplinares”. Tal proposta se contextualiza na vertente socioambiental da EA e integra as linhas de pesquisa LEA/CTTMar/UNIVALI. Em geral , a metodologia fundamenta-se no fato de as pessoas deixarem temporariamente de utilizar o sentido da visão, despertando para o uso dos outros sentidos na exploração de “trilhas perceptivas”. Em ambas as situações há inclusão de uma série de elementos que simbolizam a ação do homem na natureza nas diferentes fases da humanidade, a exemplo das antropoeras propostas por Dansereau (1967), bem como objetos e utensílios manufaturados representativos da cultura local configurando-se uma linha no tempo. Ao final da “Trilha” são retiradas as vendas e solicitado aos participantes que realizem, individualmente, um desenho do trajeto percorrido, evidenciando os pontos mais significativos, ou do significado da vivência. Este desenho é o registro do processo por “Mapa Cognitivo” do percurso da “Trilha da Vida”. A partir dos relatos das vivências individuais e apresentação dos “Mapas Cognitivos”, propicia-se uma reflexão em grupo, compartilhando as descobertas e experiências vividas. Um dos aspectos mais relevantes é o fato de o projeto representar a disseminação de novas metodologias a Educação Ambiental valorizando as diversidades cultural e ambiental, em significativas vivências. Ressalta-se que esta proposta tem o caráter nitidamente inter e transdisciplinar, possibilitando a integração de diversas áreas do conhecimento dentro de um objetivo comum, que é reaproximar as pessoas da natureza, em especial da biodiversidade da Floresta Atlântica, propiciando ao Homem uma leitura sensível, mais consciente e menos “destrutiva” da natureza, por meio de experiências diretas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Matarezi

Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e colaborador da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Matarezi, J. (2009). Trilha da vida: re-descobrindo a natureza com os sentidos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1091

Edição

Seção

Artigos