As perspectivas de ambiente e de Educação Ambiental nos projetos de professores da Educação Básica em um curso de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7335Palavras-chave:
curso de extensão, projeto didático, formação continuada, Educação BásicaResumo
O trabalho teve como objetivo investigar que elementos das produções finais de um curso de extensão se aproximam/distanciam da perspectiva de Educação Ambiental (EA) crítica, adotada como eixo central da proposta. O curso foi voltado a professores em exercício na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os encontros foram quinzenais, com tarefas e a produção de um projeto didático de EA como trabalho final. Estes projetos foram analisados, buscando identificar as visões de ambiente e as macrotendências de EA predominantes, bem como as inter-relações disciplinares presentes nas propostas. Os projetos trazem indícios importantes que os aproximam de uma perspectiva crítica de EA e da interdisciplinaridade. As ideias de ambiente predominantes variaram entre recurso ou projeto comunitário. Também notou-se um movimento em direção a concepções mais elaboradas de interdisciplinaridade.Downloads
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Publicado
2018-03-16
Como Citar
D’Aquino Rosa, M., Souza Leite Nogueira, M. L., Prudencio Trujillo Souza, J., Neves da Rocha, P., Rink, J., & Aparecida Viveiro, A. (2018). As perspectivas de ambiente e de Educação Ambiental nos projetos de professores da Educação Básica em um curso de formação continuada. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(2), 88–108. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7335
Edição
Seção
Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais