As perspectivas de ambiente e de Educação Ambiental nos projetos de professores da Educação Básica em um curso de formação continuada

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/PECIM - Unicamp
  • Marilac Luzia Souza Leite Nogueira Grupo FORMAR-Ciências/Unicamp
  • Jéssica Prudencio Trujillo Souza Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/PECIM - Unicamp
  • Pedro Neves da Rocha ETEC Paulino Botelho (Industrial) - São Carlos
  • Juliana Rink Departamento de Metodologia e Ensino (DME) - Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) -UFSCar
  • Alessandra Aparecida Viveiro Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC) - Faculdade de Educação (FE) - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7335

Palavras-chave:

curso de extensão, projeto didático, formação continuada, Educação Básica

Resumo

O trabalho teve como objetivo investigar que elementos das produções finais de um curso de extensão se aproximam/distanciam da perspectiva de Educação Ambiental (EA) crítica, adotada como eixo central da proposta. O curso foi voltado a professores em exercício na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os encontros foram quinzenais, com tarefas e a produção de um projeto didático de EA como trabalho final. Estes projetos foram analisados, buscando identificar as visões de ambiente e as macrotendências de EA predominantes, bem como as inter-relações disciplinares presentes nas propostas. Os projetos trazem indícios importantes que os aproximam de uma perspectiva crítica de EA e da interdisciplinaridade. As ideias de ambiente predominantes variaram entre recurso ou projeto comunitário. Também notou-se um movimento em direção a concepções mais elaboradas de interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-16

Como Citar

D’Aquino Rosa, M., Souza Leite Nogueira, M. L., Prudencio Trujillo Souza, J., Neves da Rocha, P., Rink, J., & Aparecida Viveiro, A. (2018). As perspectivas de ambiente e de Educação Ambiental nos projetos de professores da Educação Básica em um curso de formação continuada. Ambiente &Amp; Educação, 22(2), 88–108. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7335

Edição

Seção

Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais