Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada
Resumo
No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-09
Como Citar
Dolci, D. S., Shirazawa, J., & Kindel, E. A. I. (2009). Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 133–150. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/980
Edição
Seção
Artigos