Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada

Autores

  • Danielle Schmidt Dolci
  • Juliana Shirazawa
  • Eunice Aita Isaia Kindel

Resumo

No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Schmidt Dolci

Possui gradução em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela UFRGS; estagiária do Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM).

Juliana Shirazawa

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRGS; estagiária do Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM).

Eunice Aita Isaia Kindel

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ano de ingresso na docência na UFRGS: 1997).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-11-09

Como Citar

Dolci, D. S., Shirazawa, J., & Kindel, E. A. I. (2009). Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 133–150. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/980

Edição

Seção

Artigos