Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada

Autores/as

  • Danielle Schmidt Dolci
  • Juliana Shirazawa
  • Eunice Aita Isaia Kindel

Resumen

No Brasil, o campo da Educação Ambiental, embora não se constituindo em disciplina, deve estar presente nas escolas como tema transversal. Para alguns autores, a atual fragmentação do ensino escolar encontra-se intimamente associada à forma como compreendemos o mundo em sua perspectiva socioambiental. Nesse contexto, nasceu o projeto "Educação Ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada", vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Seus objetivos foram a formação de multiplicadores, a construção de novas propostas educativas escolares, a instrumentalização de educadores e a verificação da importância de um curso de formação continuada na busca de novas formas de percepção, compreensão e interação com o ambiente e consigo mesmo. As concepções de ambiente e Educação Ambiental dos participantes serviram de base para o presente estudo, que confirma a importância e a necessidade da formação continuada nesse campo, ao evidenciar mudanças em tais concepções ao final do curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Schmidt Dolci

Possui gradução em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela UFRGS; estagiária do Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM).

Juliana Shirazawa

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRGS; estagiária do Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM).

Eunice Aita Isaia Kindel

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ano de ingresso na docência na UFRGS: 1997).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-09

Cómo citar

Dolci, D. S., Shirazawa, J., & Kindel, E. A. I. (2009). Educação ambiental: vivenciando teoria e prática através de um curso de formação continuada. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 133–150. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/980

Número

Sección

Artigos