Acontece de tudo lá no quintal da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, infância ativa, conexão com a natureza, Educação Básica.

Resumo

O presente artigo relata a experiência de educadoras do 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O objetivo consiste em narrar a experiência de um projeto que buscou rever as atuais práticas educativas agregando novos conceitos e promovendo uma educação mais sustentável e conectada com o meio ambiente. Como resultados, foi possível confirmar que aprendizagens significativas contribuem para uma infância com mais protagonismo e autonomia. As crianças conseguiram se conectar mais à natureza e às pessoas do seu entorno de convivência, contextualizando aquilo que aprenderam com a sua vida cotidiana, experimentando uma pedagogia do desemparedamento da infância. Everything happens in the school yard This article reports the experience of educators of the 3rd year of elementary school in a municipal school located in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective is to narrate the experience of a project that sought to review current practices, adding new concepts and promoting a more sustainable and environmentally connected education. As a result, it was possible to confirm that significant learning contributes to a childhood with more protagonism and autonomy. The children were able to connect more to nature and the people around them, contextualizing what they learned from their daily life, experiencing a pedagogy for breaking childhood barriers. Keywords: Meaningful learning. Active childhood. Connection with nature. Basic Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente e Coordenadora do curso de Pedagogia, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle. Tem experiência na Educação Básica, Ensino Técnico e de Idiomas, com ênfase na formação docente. Linha de pesquisa: Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, atuando principalmente nos temas: formação docente, aprendizagem, protagonismo estudantil, autonomia, processos educativos, gestão e participação democrática, currículo disruptivo e políticas públicas educacionais. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle. Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

Patrícia Rodrigues de Almeida, Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Neves

Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Pós graduação em Psicopedagogia Clinica pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003) e Pós graduação em Desenvolvimento Cognitivo pela Faculdade de Tecnologia SENAC em Florianópolis (2008). Atualmente é professor educação básica - PEB 1 - Secretaria Municipal de Educação - de Canoas e supervisora do PIBID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação e Mediação da Aprendizagem.

Charlene Bitencourt Soster Luz, Universidade La Salle

Mestranda em Educação, Bolsista CNPq/PROSUD pela Universidade La Salle, Especialização em Formação Pedagógica de Professores pelas Escolas e Faculdades QI, Especialização em Finanças Empresariais pela Universidade Luterana do Brasil e Graduação em Logística.

Downloads

Publicado

2020-08-31

Como Citar

Jung, H. S., de Almeida, P. R., & Luz, C. B. S. (2020). Acontece de tudo lá no quintal da escola. Ambiente &Amp; Educação, 25(2), 581–600. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.9694

Edição

Seção

Artigos