Educador social e ambiental: protagonista na formação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Autores

  • Ângela Torma Pietro Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS – Brasil
  • Eliane Lima Piske Universidade Federal do Rio Grande
  • Maria Angela Mattar Yunes Universidade Federal do Rio Grande/ Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7366

Palavras-chave:

Abuso Sexual, Rede de Atendimento, Educador Social e Ambiental.

Resumo

Cooperação, diálogo e ações interdisciplinares são essenciais para a existência de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Com este propósito foi criado o Programa de Intervenção Psicoeducacional visando formar educadores sociais e ambientais para atender e garantir a proteção integral às vítimas. Contou com a participação de 50 membros da rede intersetorial de um município do extremo Sul do Brasil. Teve por base teórica e metodológica a Bioecologia de Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2011). A análise dos dados identificou a inexistência de um trabalho em rede evidenciando a necessidade de uma capacitação permanente para potencializar práticas dialógicas, o que é urgente para construir conhecimentos e romper com a dicotomia entre reflexão e ação.

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Biografia do Autor

Ângela Torma Pietro, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS – Brasil

Historiadora, Advogada, Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG, Professora no Curso de Direito da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, RS, colaboradora do Centro de Referência em Apoio as Famílias- CRAF/FURG. Contato: angela.torma@gmail.com

Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG, colaboradora do Centro de Referência em Apoio as Famílias- CRAF/FURG, Bolsista CAPES. Contato: e.nanny@hotmail.com

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Federal do Rio Grande/ Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, Unilasalle

Psicóloga, Doutora em Educação, Professora Doutorada Associada e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle, Unilasalle, Canoas, RS, Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Contato: mamyunes@yahoo.com.br

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Publicado

2018-03-16

Como Citar

Pietro, Ângela T., Piske, E. L., & Yunes, M. A. M. (2018). Educador social e ambiental: protagonista na formação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Ambiente &Amp; Educação, 22(2), 154–172. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7366

Edição

Seção

Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais